Em evento para investidores, companhia destacou soluções que reforçam modelo irreplicável de negócio, com operações integradas do campo ao posto

Redação TranspoData

Foto Raízen, Divulgação

O Raízen Day reiterou o compromisso da companhia em redefinir o futuro da energia com soluções que já são uma realidade hoje, baseadas em pilares como disciplina na gestão, expansão, tecnologia e inovação. Por meio de seu portfólio de produtos renováveis, a empresa destacou as principais novidades e os resultados dos seus negócios, que incluem expansão do etanol de segunda geração (E2G), diferenciação na cadeia do açúcar, soluções para mobilidade, desde o carregamento de veículos, aplicativos de fidelização até novidades no comércio de proximidade.

O CEO Ricardo Mussa sublinhou que a aposta da companhia em etanol de segunda geração (E2G) permite projetar a adição de 1,6 bilhões de litros de produção agrícola já existente. “No E2G, o risco caiu muito e vai ter grande retorno para a companhia. A segunda planta, no Parque de Bioenergia Bonfim, em Guariba (SP), será inaugurada em agosto ou setembro. A rede de fornecedores está ajustada. Esse é um projeto que, a cada dia que passa, está cada dia melhor”, assinalou. O executivo elencou ainda que dentre as prioridades da companhia estão a produtividade agrícola, etanol de segunda geração e formação de caixa.

Na última safra, a produção do etanol de segunda geração (E2G) bateu recorde, atingindo 30 milhões de litros. Foi destaque nas apresentações o alto potencial de crescimento e rentabilidade da solução, decorrência dos seus atributos sustentáveis e possível licenciamento da tecnologia. Atualmente, a Raízen possui cinco plantas de E2G em construção, de nove anunciadas – a primeira está em plena operação em Piracicaba (SP) – e uma trilha de 20 unidades focadas no produto até 2030. A estimativa é que cada planta tenha uma capacidade de produção de 82 milhões de litros e CAPEX de R$ 1,2 bilhão por unidade.

Com as projeções da demanda mundial de biocombustíveis na ordem de crescimento de 3,3 vezes até 2050, a Raízen reforçou a aposta na cana-de-açúcar como a melhor solução para a transição energética. A empresa também está de olho nos “combustíveis do futuro”, participando ativamente no desenvolvimento de soluções para os setores de difícil descarbonização, que buscam soluções em SAF para aviação e o biobunker para embarcações marítimas de longo percurso, como projetos de hidrogênio verde obtido a partir de etanol de cana e outras soluções.

Unificação organizacional

Em um novo momento da companhia que une a estrutura organizacional do Brasil, da Argentina e do Paraguai para os mais de 8 mil postos da marca Shell nos países, a área de Mobilidade apresentou a sua estrutura em pilares de atuação, que ressaltam o trabalho na centenária marca Shell e seus produtos e serviços, como Shell V-Power, Lubrificantes, Shell Box, Proximidade, Shell Recharge e Infraestrutura de abastecimento. Na frente de Proximidade, a companhia chegou à marca de 325 mercados OXXO, que seguem com suas aberturas de forma acelerada no país e 1.500 lojas Shell Select.

Principal serviço digital da companhia na frente de varejo, o Shell Box registrou no último ano mais de 150 mil transações/dia com resultado anual de mais de R$ 7 bilhões, além de 15 milhões de clientes. O Shell Box Empresas, plataforma voltada para gestão de frotas e de pagamentos de abastecimentos 100% digital e integrada à bomba de combustível, dobrou no último ano, com recorde de volume na plataforma.

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