Com seus produtos rodando por grande parte da América Latina e, também, África, VWCO está investindo forte para conquistar novos mercados de exportação e acaba de fincar bandeira na Ásia.

Depois de conquistar importantes mercados africanos e já ter veículos da marca rodando em mais de 30 países, a Volkswagen Caminhões e Ônibus anunciou que agora vai fincar bandeira também na Ásia. Em parceria com uma empresa filipina, a MACC, (que vai importar os veículos em regime de CKD e comercializar na região), caminhões e ônibus produzidos em Resende, RJ, começarão a ser vendidos primeiro no país asiático mas com intenção de sair de suas fronteiras oceânicas e ganhar espaço pela vizinhança (Indonésia, Malásia e Vietnã certamente estão no foco considerando que as Filpinas é um arquipélago).

Ao todo, serão dez modelos ofertados ao mercado filipino, das famílias Delivery e Constellation para caminhões e Volksbus para ônibus, com configurações customizadas à aplicação da região pela Engenharia da Volkswagen, dentro de sua filosofia de produzir veículos sob medida. A boa notícia é que 40 unidades já estão vendidas e a marca já fixou oito pontos de atendimento ao redor do país.

O VW e-Delivery, primeiro caminhão 100% elétrico desenvolvido e produzido na América Latina, começa a sua fase de testes em outros países do continente. A partir do primeiro trimestre de 2022, a montadora inicia um programa em parceria com importadores para preparar sua chegada comercial ao redor da região. Todas as unidades são exportadas da fábrica de Resende, no Rio de Janeiro. A fabricante fluminense está focada em exportar e vem investindo boa parte dos dois bilhões de reais previstos até 2025 no aumento de sua capacidade exportadora.

Nova motorização

Chamou a atenção também, neste final de ano, decisão da VWCO de equipar seu modelo mais urbano, o Delivery Express, com motores FPT, fabricante que até então só produzia para os veículos pertencentes ao grupo Fiat: todos os veículos Iveco e, também, os furgões Ducato, da Fiat.

A Volks justificou a decisão pelo FPT à busca por um engenho que estivesse mais preparado para atender as novas normas de emissão que vão entrar em vigor no Brasil em 2023, o Proconve P-8 (similar à Euro 6) mas que, para comerciais leves, a regra passa a valer já a partir de janeiro próximo.

Com a nova motorização, que também vão equipar a linha Daily, da Iveco (veja matéria nesta edição), o veículo ganhou mais potência e, naturalmente, calibração exclusiva da engenharia da Volks que diz que, com esse ajuste técnico, o motor se tornou 5% mais econômico.

“É nossa missão na Volkswagen Caminhões e Ônibus entregar sempre produtos cada vez mais eficientes, do ponto de vista ambiental e também financeiro. Nossos últimos lançamentos corroboram essa estratégia e agora damos mais um passo nessa direção. Seja nos modelos a diesel ou elétricos, em qualquer norma de emissão, vamos ter sempre a opção mais eficiente e com o melhor custo total de operação”, ressalta Roberto Cortes, presidente e CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus.

Boa performance durante a pandemia

A montadora vai fechar o ano com cinco mil trabalhadores atuando em sua fábrica, juntamente com seus parceiros no Consórcio Modular. Desse total, mil profissionais foram contratados desde o início da pandemia, o que representa um crescimento de mais de 25% em seus quadros.

A fábrica da VW Caminhões e Ônibus volta a operar com um segundo turno completo de produção para fazer frente à demanda dos clientes em 2022. O objetivo é também garantir a sustentabilidade do ganho de participação de mercado que a empresa tem registrado nos últimos 11 meses, ficando em segundo lugar nas vendas totais de caminhões, com 29,46% das vendas de caminhões (a Mercedes está ligeiramente na frente com 29,59%). Em ônibus, igualmente em segundo lugar, com 27% de participação.

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