Com 200 milhões de reais em recursos obtidos no exterior, capital paranaense pretende adquirir 70 veículos até 2025 e os primeiros começarão a rodar já a partir de junho do ano que vem

Por Mauro Cassane

Curitiba, PR, pretende ser a primeira cidade brasileira a ter ônibus urbanos com motorização elétrica circulando. A prefeitura vem fazendo testes com diversos modelos para preparar edital de compra. Rafael Greca, prefeito da cidade, anunciou que seu governo vai investir 200 milhões de reais para aquisição de lote de 70 ônibus 100% elétricos que circularão nas linhas de maior movimentação de passageiros.

De acordo com Ogeny Pedro Maia Neto, presidente da Urbs (Urbanização de Curitiba), empresa que gerencia o transporte coletivo da capital paranaense, seis fabricantes de ônibus estão participando dos testes. “Os primeiros ônibus elétricos devem começar a rodar já a partir de junho de 2024”, diz o executivo.

A marca Eletra participou de dois testes em Curitiba com dois modelos diferentes de ônibus elétrico. Um de 12,m, para 70 passageiros, com chassis Mercedes-Benz, e outro de 15m, para 94 passageiros, com chassis Scania.

Com dinheiro em mãos, depois de conseguir financiamentos externos do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) e do New Development Bank (NDB), o prefeito da cidade comentou que, agora, “é encontrar o melhor produto com o melhor preço”.

A Volvo, cuja fábrica fica em Curitiba, é a quinta empresa a participar dos testes (com duração de 30 dias). A fabricante sueca fará, a partir de hoje (1 de setembro), a primeira demonstração de seu chassi de ônibus urbano 100% elétrico em uma operação real no País.

O modelo é o BZL (abreviação de “bus zero emission”) vai rodar nas linhas Inter 2 e Interbairros II, que interligam de forma circular dezenas de bairros da cidade e movimentam, em média, 135 mil passageiros diariamente.

Na cerimônia a autoridades e jornalistas, André Marques, presidente da Volvo Buses na América Latina, comentou: “esses veículos representam mais um passo em nossa jornada para a descarbonização. Temos uma ‘visão zero’ – zero emissões, zero ruído, zero acidentes e zero congestionamentos – e estamos totalmente comprometidos com a sustentabilidade no transporte de passageiros”, assegura.

André Marques, presidente da Vol Bus América Latina

O Volvo BZL Elétrico é um chassi Padron com tração 4×2, com 12,6 metros, capacidade para até 90 passageiros e sua autonomia, de acordo com informações da Volvo, é de 300 quilômetros. O veículo vem equipado com quatro baterias de íon lítio de 94kWh e é impulsionado por motor traseiro elétrico de 200kW com torque 425Nm. A Viação Sorriso, uma das operadoras do sistema curitibano, vai ser responsável pelos 30 dias de testes com o ônibus elétrico da Volvo.

A agenda do BZL da Volvo, no entanto, está completa para este ano e, também, ano que vem. O veículo já tem teste marcado na capital paulista e, em seguida, Santiago, no Chile e Bogotá, na Colômbia.

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