Scania e Compagas anunciam demonstração de veículo que integra frota municipal
Roberto Hunoff
Foto Scania, Divulgação
A Compagas, em conjunto com a fabricante Scania, e em parceria com a Prefeitura de Ponta Grossa (PR), iniciaram na terça-feira (1º de agosto) demonstração com um ônibus 100% movido a gás natural, que passa a integrar o transporte coletivo no município pelos próximos 30 dias. Em cerimônia realizada na segunda (31/07), a prefeita Elizabeth Silveira Schmidt anunciou a ação inédita na cidade em operação real. A Casa Scania Cotrasa dará todo o apoio no dia a dia ao cliente escolhido, a Viação Campos Gerais (VCG).
A prefeita destacou a importância do projeto para o município. “A realização desse teste faz parte dos esforços da Prefeitura para oferecermos um sistema de transporte cada vez melhor à população. Agradecemos de antemão a Compagas e a Scania, que trouxeram esse ônibus, que pode transportar quase 90 pessoas, tem ar-condicionado e utiliza um combustível mais sustentável. Tenho certeza que a população irá gostar muito dessa tecnologia e de todas as novidades que estão incluídas neste veículo”, acentuou.
A ação em Ponta Grossa é a quarta realizada em 2023 pelo projeto coordenado pela Compagas e a Scania. As primeiras demonstrações foram realizadas na Região Metropolitana de Curitiba, com o Governo do Paraná, e na capital, com a Prefeitura de Curitiba, entre março e maio. Durante todo o mês de junho, o mesmo veículo rodou em Londrina (PR), sendo abastecido 100% com biometano, na primeira experiência do tipo da história do Brasil numa completa operação real. Nos três locais foi mostrada a viabilidade da utilização do veículo a gás em linhas complexas e extensas, garantindo a autonomia e a menor emissão de poluição na atmosfera.
O CEO da Compagas, Rafael Lamastra Jr., assinala que com os primeiros testes foi possível comprovar os números apresentados pelo fabricante e demonstrar na prática a eficiência do veículo. “Em Curitiba, a competitividade do GNV frente ao diesel foi maior, garantindo uma redução de custos de operação em cerca de 10%. Já a emissão de poluentes foi 20% menor. Ou seja, mais economia e sustentabilidade para o transporte urbano”, frisa.
Lamastra ainda reforça que os resultados foram obtidos com apenas um ônibus em rota e que uma operação concentrada com mais veículos pode garantir ainda mais vantagens à economia local. “Os veículos de transporte coletivo a gás são uma realidade nas principais cidades do mundo, e precisamos aplicar a tecnologia em nosso Estado, realizando a substituição da frota a diesel por modelos a gás, capazes de contribuir com o meio ambiente, com a saúde da população e com a economia”, defendeu.
O ônibus em demonstração percorrerá diferentes linhas. O objetivo é que ele passe pelas principais vias de Ponta Grossa e atenda a um número maior de pessoas de diferentes perfis. O veículo 100% a gás se somou à frota da Viação Campos Gerais e vai operar de segunda a sábado, entre os horários dos ônibus convencionais que passam pelos terminais Nova Rússia, Uvaranas, Central e Oficinas. “A VCG considera de fundamental importância essas iniciativas, que consideram combustíveis alternativos, como é o caso deste veículo a gás. A partir desse teste teremos condições de avaliar a performance e o desempenho para analisar a viabilidade de implantação”, destaca Rodrigo Venske, diretor de Relações Institucionais da VCG.
Celso Mendonça, gerente de vendas de soluções para mobilidade da Scania Operações Comerciais Brasil, argumentou que as demonstrações têm comprovado a viabilidade do ônibus a gás como solução para uma mobilidade mais sustentável. “Precisamos de outras fontes de energia para não termos mais a matriz 100% a diesel. Temos certeza que em Ponta Grossa teremos sucesso em mostrar todos os benefícios do modelo a gás”, acrescentou.
O modelo testado é um padron K 280, com 14 metros de comprimento e capacidade para 86 passageiros. O ônibus é equipado com elevador para acessibilidade e espaço interno para cadeirantes. O modelo tem propulsor de 280 cavalos de potência. Seu motor é Ciclo Otto (o mesmo conceito dos automóveis) é movido 100% a gás e biometano, ou mistura de ambos. Para o ônibus em teste, foram instalados oito cilindros de gás na lateral dianteira com uma autonomia de 300 quilômetros.