Com motor a gasolina e exclusivos itens de conforto e luxo, picape média da RAM é uma das mais caras e desejadas do País
Mauro Cassane
TranspoData, Divulgação
A Ram Rampage R/T é uma picape genuinamente esportiva. É equipada com motor a gasolina 2.0, de quatro cilindros em linha, de 16V, turbo e injeção direta. Basta ligar e dar uma leve acelerada para sentir imediatamente que sob o capô há 272 cv de potência com torque de 40,8 kgfm a 3.000 rpm. O som do motor é incomparável. Acredite: é um petardo se você estiver disposto a fazer aquela arrancada do tipo “exibicionismo gratuito”.
Considerando que carro não é para este propósito. Vale saber que, em momentos realmente necessários, como uma ultrapassagem mais apertada, a picape não vai te deixar em apuros. A Rampage R/T, com dois escapamentos conferindo ainda maior esportividade, é uma picape para quem gosta deste tipo de veículo e raramente encara situações fora de estrada.
Não que ela não vá bem em terra. Vai sim. A tração integral 4×4 tem função “auto” e “reduzida” e é eficiente tanto oferecendo grande estabilidade em curvas em velocidades mais altas como, também, em estradinhas com lama. Aliado ao motor 2.0 vem a transmissão de 9 velocidades muito acertada e equilibrada com trocas macias, imperceptíveis e inteligentes. Na terra enlameada, reduz, no asfalto, solta.
Mas fique atento se optar por curtir a troca manual oferecida pelas borboletas acopladas ao volante. Um vez na função “manual” ela não volta ao automático sem uma manobra que é preciso conhecer. Tem que pressionar a borboleta direita por alguns segundos e, aí sim, volta ao automático.
A capacidade de carga não é das melhores: apenas 750 quilos. E as medidas são basicamente de picape média: 5.028 mm de comprimento, 1.886 mm de largura e 2.994 mm de entre-eixos. Um detalhe que chama atenção é a suspensão com calibragem especial, que dá bom conforto em estradas mais esburacadas mas deixa a carroceria um pouco mais baixa.
A suspensão é o que se observa na maioria das picapes médias do mercado: suspensão McPherson com molas helicoidais na dianteira e multilink com molas helicoidais na traseira. Com um detalhe que a favorece: freios a discos ventilados nos dois eixos. Outra característica que é interessante para aplicações fora de estrada: o vão livre do solo é de 25,7 cm com ângulo de ataque de 25 graus. Então, mesmo sendo uma picape com uma roupagem esportiva urbana, ela vai sim, muito bem, na roça.
Mas a Stellantis posicionou o preço na faixa de seus carros mais luxuosos: 293 mil reais. Por dentro e por fora itens só encontrados em carrões topo de linha justificam esse valor perto dos 300 mil reais. A RT vem equipada com faróis full-LED com projetores de dupla função, faróis de neblina de LED com auxílio dinâmico de direção em curvas e lanternas traseiras também de LED
Os retrovisores com ajuste e rebatimento elétrico, a caçamba com revestimento protetor e abertura de tampa elétrica e amortecida. Na parte interna começa pelos bancos com diversos ajuste elétrico para motorista e revestimento interno em couro e suede para bancos, volante e painel, na lateral do motorista, porta-óculos. Ar-condicionado automático, digital e de duas zonas com dutos para segunda fileira que funcionam muito bem.
A central multimídia de 12,3 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem fio com carregador de celular por indução (que funciona para alguns aparelhos, não todos). Tem câmare de ré com boa resolução de imagens, inclusive noturna e sensores de estacionamento dianteiros e traseiros (faz falta a câmera 360 graus para facilitar as manobras).
Vem ainda com freio de estacionamento eletrônico, sensor de chuva, retrovisor interno eletrocrômico, comutação automática dos faróis, partida remota pela chave e uma comodidade bem legal para motoristas e passageiros: seis portas USB.
As funções “start-stop” e Assistente de partida em rampa já viraram quase que obrigatórias bem como o acendimento automático dos faróis, controle de cruzeiro adaptativo com função anda e para, alerta de colisão frontal com frenagem autônoma de emergência e detecção de pedestres, monitoramento de pontos cegos. Mas a Rampage R/T tem ainda a função detecção de tráfego cruzado traseiro e assistente de permanência em faixa. Conta com 7 airbags, monitoramento de pressão dos pneus e sistema eletrônico de mitigação de rolagem da carroceria
Esses itens de conforto e segurança, naturalmente, encarece o veículo. E o item que mais o encarece é a emoção de ter uma picape com esse padrão, esportiva, que chama a atenção, especialmente com seu visual mais agressivo potencializado com as duas faixas mais escuras no capô.
A Rampage R/T é um carro que entrega o que seu comprador mais quer: emoção e paixão. Além disso – e não que alguém que invista quase 300 mil reais em um carro deste tipo faça exatamente questão disso – até que é econômica a considerar seu motorzão a gasolina: fizemos uma média de 8,9 km/l em misto de estradas de terra, asfalto e cidade.
Respostas de 2
Maquina pra ninguém botar defeito 100sacional
Parabéns Mauro, e um belo carro!