Com quase 2,5 mil votos validados, estudo elaborado por Transpodata traz informações assertivas sobre o universo do transporte de carga por veículos comerciais
Redação TranspoData
Imagem, Divulgação
Em sua 8ª edição, a pesquisa Top of Mind do Transporte 2025, conduzida pelo Grupo TranspoData, revelou um panorama abrangente e preciso sobre o setor de transporte de cargas por veículos comerciais no Brasil. A pesquisa entrevistou 2.610 profissionais do setor e o sistema validou 2.478 votos de profissionais da área — entre empresários, executivos da indústria, caminhoneiros e especialistas. Esse estudo conduzido pela equipe Transpodata se consolida como um termômetro essencial para entender o mercado nacional e orientar estratégias de marcas e prestadores de serviço.
Mais do que um simples levantamento anual, a TranspoData vem elaborando este estudo há quase uma década, consolidando uma base de dados rica não apenas com o perfil detalhado desses profissionais, mas, sobretudo, a respeito de suas preferências, as marcas mais respeitadas e, muitas vezes, as mais desejadas. De acordo com Rinaldo Machado, Publisher de Transpodata, essas informações são “fundamentais para orientar ações de vendas e marketing mais assertivas, oferecendo inteligência estratégica para todas as regiões do Brasil”.
A pesquisa alcançou índice de 94,5% de votos válidos, evidenciando o alto engajamento da base consultada e a credibilidade do prêmio junto ao setor. Apenas 5,5% dos votos foram descartados, sinalizando uma pequena margem de dúvidas ou falta de representatividade em algumas opções — evidenciando oportunidade clara para aprimorar a segmentação e a oferta de marcas para nichos específicos.
A pesquisa Top of Mind 2025 revela muito mais que um ranking de marcas: ela traça verdadeiro raio-X do setor de transporte de carga por veículos comerciais no Brasil. A concentração no Sudeste — especialmente em São Paulo —, a maturidade dos profissionais e a dominância do perfil empresarial como público-alvo delineiam um mercado profissionalizado e profissionais que buscam informações mais profundas e isentas sobre os produtos e serviços deste setor. O Norte e Centro-Oeste despontam como fronteiras de oportunidade, enquanto a baixa participação dos mais jovens alerta para a necessidade de estratégias de inclusão e capacitação de novos talentos.
Por fim, com quase 10 anos que esta pesquisa é posta em prática, em campo, Top of Mind do Transporte do Grupo TranspoData não apenas identifica os protagonistas mais lembrados do momento, mas oferece uma bússola para orientar investimentos, campanhas e posicionamento de marca no setor. Interessados podem solicitar uma análise profunda e a abertura para dados adicionais, estratificados, que podem garantir às empresas interessadas uma vantagem competitiva essencial em um mercado cada vez mais dinâmico e exigente.