Momi confirma início de produção do primeiro trem de força elétrico

Crédito Fotos Meritor, Divulgação

Líder do mercado de eixos e sistemas de drivetrain para veículos comerciais, a Meritor Brasil celebrou 65 anos de atuação no país, na sexta (16), contabilizando total de 8.700.065 de eixos produzidos, sendo 3.500.065 dedicados exclusivamente a em seus dois polos industriais, localizados em Osasco (SP) e Resende (RJ). A empresa tem participação de 50% em veículos comerciais acima de seis toneladas.

Para consolidar o momento, a diretoria da multinacional confirmou que o primeiro trem de força elétrico 14xe, desenvolvido pela marca Blue Horizon, unidade de negócio dedicada a novas tecnologias para a mobilidade, começou a ser fabricado este mês. “Por sermos uma empresa global e trabalharmos com as engenharias integradas, o 14xe, desenhado para equipar caminhões médios e pesados entre 9t e 26t de PBT nas configurações 4×2 e 6×2 e entre 26t e 40t de PBTC na configuração 6×4, já está em fase de prospecção no Brasil”, anunciou Adalberto Momi, vice-presidente da Meritor para América do Sul.

A Meritor ainda confirmou o início do desenvolvimento dos próximos produtos da Blue Horizon, os eixos elétricos 12Xe e 17Xe, cujos testes estão previstos para começar no início de 2022. O trem de força 12Xe será oferecido para caminhões entre 6t e 19t de PBT, de até 200kW de potência contínua nas configurações 6×2 ou 4×2. Já o powertrain 17Xe equipará caminhões entre 26 e 44t de PBTC e fornecendo até 430kW de potência contínua nas configurações 6×2 ou 4×2.

Em cenário de grandes transformações para a indústria, a Meritor Brasil completa 65 anos com parceiros como Volkswagen Caminhões e Ônibus, Iveco, Mercedes-Benz, DAF, Volvo e Agrale. Entre simples, duplos e tandem, os eixos fabricados na planta de Osasco (SP) variam entre 6 e 125 t de peso bruto total combinado.

Com metade do mercado de eixos acima de 6 t e 60% de participação em veículos pesados, a produção da Meritor Brasil segue alinhada com o comportamento do mercado brasileiro de veículos comerciais. A fabricante prevê para 2021 crescimento de 90,5% em relação ao ano passado, ou seja, de 63 mil eixos produzidos para 120 mil. “Apesar de estarmos otimistas com a alta demanda e a fila de espera, após ano de retração por conta da pandemia, teremos de ser cautelosos com a cadeia de suprimentos, tanto local quanto internacional, já que competimos com outras regiões do mundo e precisamos compartilhar os volumes e preços das commodities que estão em alta”, alerta Kleber Assanti, diretor de Vendas e Marketing da Meritor para América do Sul.

Rafael Souza, diretor de Compras da empresa, assegura existir um trabalho em andamento para evitar o desabastecimento. “Estamos antecipando os movimentos para gerarmos alternativas que são inclusive divididas com os parceiros, com a ampliação dos canais e adesão de múltiplas fontes em toda a nossa cadeia”, adiantou.

Os desafios para as operações da Meritor Brasil em reduzir custos e elevar o valor agregado dos produtos foram o combustível para continuar inovando e desenvolvendo tecnologias de ponta aos eixos, além de novas soluções. A marca completou o portfólio de diferenciais posteriores, com o lançamento do eixo tandem premium de até 125 toneladas, o MT-610.
Com redução nas extremidades e o diferencial nacional, o equipamento é montado na versão de carcaça fundida e teve seu conteúdo local elevado, oferecendo benefícios, flexibilidade e mais competitividade aos clientes.

Outro destaque é o MS-160 EVO, uma evolução do seu antecessor. O eixo traseiro de simples redução para aplicações de até 45 toneladas na versão solo e de 74 toneladas na versão tandem recebeu melhorias e está mais leve e robusto. O início de produção está programado  para o segundo semestre deste ano e foi desenvolvido para trazer mais confiabilidade e desempenho às aplicações mais severas nas quais são utilizadas atualmente, como caminhões rodoviários, construção, coleta de lixo e nas aplicações de ônibus urbanos e rodoviários.

Consolidada entre as três principais sistemistas na América do Sul no segmento de veículos comerciais, a Meritor Brasil contribui com soluções que visam aumentar a disponibilidade dos veículos em operação e contribuir com iniciativas de redução de custo. O Meritor Auto-DCDL é um componente de bloqueio automático do diferencial que possibilita o travamento automático das rodas, solução que será oferecida como opcional para as montadoras a partir de 2022, elevando o nível de conectividade

Já o Meritor Detachable é um sistema que permite transformar o veículo 6×4 em 6×2 (em versões nas quais o equipamento não suspende o eixo e, na configuração 4×2, suspendendo o segundo eixo trativo). Esta tecnologia contribui com a redução dos custos de manutenção e pedágios, desgaste de pneus e consumo de combustível. A inovação foi desenvolvida 100% pelo time de engenharia brasileiro e pode equipar os eixos da marca 6×4 e 8×4 tandem dos modelos MT 14x, MT 150, MT 160 e MT 610. “A redução em tarifas de pedágio chega a 33% e o ganho de eficiência é de até 2%, considerando apenas a desacoplagem do segundo eixo trativo e de até 5% suspendendo o mesmo”, acentua Fabio Brandão, diretor de Engenharia da Meritor Brasil.

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