Savana, de Ponta Grossa (PR), foi o eleito o melhor do ano no Brasil
Redação TranspoData
Foto Mercedes-Benz, Divulgação
A Mercedes-Benz do Brasil anunciou premiações de reconhecimento aos concessionários pelo compromisso com a sustentabilidade e satisfação dos clientes. Em evento realizado no Espaço Mercedes, na fábrica de São Bernardo do Campo (SP), foram revelados os destaques dos prêmios de Responsabilidade Socioambiental e Cliente Satisfeito, e do Programa de Certificação StarClass. “Por meio dessa ação, a empresa busca estimular, divulgar e homenagear o desenvolvimento sustentável implantado na rede de concessionários e nos fornecedores, reconhecendo os que adotam práticas ambientalmente corretas e socialmente justas, a fim de promover a cultura de compromisso com a sustentabilidade”, ressalta Jefferson Ferrarez, vice-presidente de vendas, marketing e peças & serviços caminhões da montadora.
O Prêmio Mercedes-Benz de Responsabilidade Socioambiental é uma iniciativa que segue os princípios de sustentabilidade, impulsionando ações junto aos parceiros de negócios e a toda cadeia produtiva alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Em sua 12ª edição, o Prêmio Cliente Satisfeito busca reconhecer iniciativas dos concessionários voltadas à entrega de soluções no atendimento e no relacionamento com os clientes.
Vencedores do 14º Prêmio de Responsabilidade Socioambiental
- De Nigris São Paulo – “Eco Tag De Nigris”: chaveiros ecológicos, feitos de material biodegradável e com sementes embutidas, são entregues aos clientes que adquirem veículos ou realizam serviços
- Guanabara Diesel – “Jovens do Futuro”: o concessionário selecionou 13 jovens em situação de vulnerabilidade para oferecer treinamentos técnicos e teóricos a fim de inseri-los no mercado de trabalho
- STA Caminhões – “Descarte Premiado” (bicampeão): o projeto incentiva o descarte correto de óleo queimado. Associado a um programa de fidelidade para quem compra óleo no balcão de peças, a campanha oferece incentivo financeiro e garante o descarte correto do óleo
Vencedores 12º Prêmio Cliente Satisfeito
- Rodobens Imperatriz – “Entrega Benz”: um QR Code aplicado na interface do caminhão facilita o acesso do motorista e do cliente às informações do veículo e revisão, entre outras funções
- Rodobens Marabá – “Status Manutenção”: em uma plataforma on line, o cliente pode acompanhar a manutenção do veículo na oficina, desde a entrada até a conclusão dos serviços
- Sperandio Chapecó – “Solução Completa Sperandio”: o projeto, realizado em parceria com a Fabet, atrela a venda de veículos à indicação e capacitação de motoristas
Programa de certificação
Com o propósito de estabelecer parâmetros de qualidade visando alcançar a excelência no atendimento e na prestação de serviços e soluções para os clientes, a Mercedes-Benz realiza, anualmente, o Programa de Certificação StarClass, avaliando os concessionários de todo o país. O programa referente a 2024 certificou 105 concessionários em caminhões e 96 em ônibus, conferindo os troféus ouro, prata e bronze de acordo com o desempenho em cada segmento de negócio, além de entregar o troféu safira para os destaques regionais.
O concessionário Savana de Ponta Grossa (PR) foi o grande vencedor geral, conquistando o prêmio diamante pela segunda vez nos últimos cinco anos. Para alcançar este título, o concessionário deve receber certificação ouro em todos os segmentos em que atua, maior pontuação no ranking de indicadores de vendas e de peças & serviços, além de ter inscrito projetos nos prêmios de Responsabilidade Socioambiental e Cliente Satisfeito. Com isso, o grupo acumula quatro certificações diamante, nos últimos cinco anos – as anteriores foram conquistadas pela Savana Joinville (SC).
Sandro Onofre, gerente sênior de desenvolvimento da rede de concessionários caminhões e ônibus & treinamentos, assinalou que a rede alcançou um resultado importante no último ano, mostrando a evolução no StarClass. “Todos os indicadores do programa melhoraram em relação a 2023 e o crescimento da pontuação no modelo de gestão de processos também merece destaque”, ressaltou.