Fornecimento de três composições à EFE, empresa pública responsável pela gestão da rede ferroviária, consolida marca no mercado internacional
Redação TranspoData
Foto Marcopolo Rail, Divulgação
A Marcopolo Rail anuncia o início da entrega da primeira de três composições de dois carros do modelo Prosper adquiridas pela Empresa de Los Ferrocarriles del Estado – EFE Trenes de Chile, responsável pela gestão da rede ferroviária fundada em 1884 e uma das empresas públicas mais antigas do país. As unidades Diesel Multiple Units (DMUs) foram produzidas no Complexo Industrial de Ana Rech, em Caxias do Sul (RS), em unidade fabril dedicada à produção dos veículos ferroviários.
O fornecimento de material rodante, peças de reposição e manutenção consolida a atuação no mercado internacional da divisão da Marcopolo especializada no desenvolvimento e produção de veículos ferroviários. “A entrega de trens de última geração para a EFE, que há 140 anos desempenha papel importante na mobilidade do Chile, nos consolida como fabricante referência para a América Latina e reforça o compromisso com a inovação e a sustentabilidade. Este fornecimento também contribuirá para o avanço da infraestrutura ferroviária do país, promovendo um transporte mais eficiente e seguro”, analisa Petras Amaral Santos, gerente executivo da Marcopolo Rail.
As composições bidirecionais com portas em ambas as laterais têm capacidade para transportar 223 passageiros, sendo 80 sentados em poltronas com apoio de braço, e 143 em pé. A bidirecionalidade dos carros permitirá uma operação mais eficiente, já que o trem não precisará atingir as plataformas giratórias para inverter seu curso e poderá retornar de qualquer ponto da via.
Os modelos terão ainda climatização, espaço destinado para pessoas com mobilidade reduzida, sanitário adaptado, portas USB e mesa dobrável no encosto. Para maior conforto térmico, haverá sistema de ar-condicionado independente para cada carro.
As composições irão operar na linha Talca-Constitución, um circuito interurbano de transporte de passageiros de média distância, com 88 quilômetros de extensão, 11 estações, que transportará cerca de 50 mil passageiros por ano, ligando quatro municípios. O sistema faz parte do programa Trenes de Chile, que passou recentemente por melhorias em sua infraestrutura e beneficiará 325 mil pessoas da região. Atualmente, o ramal conecta as zonas rurais do vale central e da zona costeira, na região do Maule.
O presidente da EFE, Eric Martin, define a aquisição como um grande passo na modernização do serviço ferroviário na região e para uma rota tradicional e centenária. “Esses novos trens permitirão que os passageiros viajem com maior conforto e acessibilidade universal, fortalecendo a conectividade e o transporte sustentável no Maule”, comentou.
As obras de renovação dos trilhos receberam aprovação técnica do National Monuments Council – os trilhos e estações são listados como Monumentos Históricos. Essa nova infraestrutura reduzirá o tempo de viagem em trinta minutos, para 2 horas e 45 minutos, levando em consideração as paradas nas estações ao longo da rota.
A Marcopolo Rail entregou, em 2024, o Prosper VLT, primeiro veículo leve sobre trilhos (VLT), que opera na rota turística da Giordani Turismo, em Santana do Livramento (RS). A companhia também é responsável pela fabricação dos people movers fornecidos para o consórcio AeroGru, formado pelas empresas Aerom, HTB, FBS e TSEA. O consórcio é responsável pelo projeto de transporte que conecta a linha 13-Jade da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos aos terminais 1, 2 e 3 do Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo.