Fabricante gaúcha investirá R$ 50 milhões na unidade de São Mateus
Roberto Hunoff
Foto Marcopolo, Divulgação
Em sintonia com as pautas de sustentabilidade defendidas pelo Governo do
Espírito Santo, a Marcopolo anunciou investimento de R$ 50 milhões para a
produção de ônibus elétricos em São Mateus. No município, a empresa
produzirá o Attivi Integral, primeiro ônibus da companhia com carroceria e
chassi próprio e 100% elétrico. O modelo é totalmente elétrico e terá
capacidade para 80 passageiros, autonomia de até 280 quilômetros e tempo de
carga de até quatro horas.
A informação foi divulgada durante reunião no Palácio Anchieta, com o
governador do estado, Renato Casagrande. Participaram o vice-governador e
secretário de Desenvolvimento, Ricardo Ferraço; o secretário de Mobilidade
e Infraestrutura, Fábio Damasceno; e o CEO da Marcopolo, André Armaganijan.
Em São Mateus, a empresa conta com dois mil colaboradores. Com o início da
produção de veículos elétricos, a companhia deve ampliar o quadro de
funcionários em até 20%. Atualmente, a Marcopolo produz média de 16
veículos por dia em São Mateus. Com a inclusão do Attivi na unidade, a
companhia terá capacidade para fabricar 26 unidades por dia. “Essa expansão
é fundamental para que possamos gerar mais empregos e renda aos capixabas.
O governo fará a compra de 50 novos veículos elétricos para que possamos
começar a transição energética. Durante a COP-28, anunciamos a troca dos
combustíveis fósseis da frota de veículos leves para biocombustível e vamos
iniciar a substituição dos ônibus do Sistema Transcol para elétricos”,
afirmou o governador.
Casagrande lembrou que a atual frota do Transcol já conta com quatro ônibus
elétricos, que passaram pela fase de testes e o uso foi aprovado pelos
usuários. “O início é sempre mais difícil, pois temos que fazer toda a
parte de suporte, como a instalação de bases de carregamento. Os passos
seguintes já seguem a mesma modelagem. Então, este anúncio da Marcopolo vai
de encontro com o que anunciamos na Conferência do Clima, que é atingir as
metas de neutralidade de emissões até 2050”, completou.
O vice-governador e secretário de Desenvolvimento reforça que o anúncio é a
consolidação do projeto da empresa no Espírito Santo. “A Marcopolo é uma
empresa brasileira, gaúcha, mas que se tornou capixaba e vai crescer ainda
mais. Na primeira fase, a multinacional se comprometeu a investir R$ 60
milhões e gerar 1.100 oportunidades de emprego. Com o tempo, isso foi muito
além e hoje consolida R$ 350 milhões em investimentos no estado e quase
dois mil empregos”, destacou.
Ferraço salientou que o povo capixaba, talentoso na produção de café, aço,
celulose, cacau e chocolate, agora fabricará ônibus elétrico com alta
tecnologia. “A expectativa é de que esses primeiros 50 ônibus sejam
entregues em setembro de 2024. Serão cerca de 400 novos postos de trabalho.
Trabalhamos com incentivos que estimulam empreendimentos e novos negócios”,
salientou.
O CEO da Marcopolo, André Armaganijan, pontuou que o Attivi Integral é um
veículo desenvolvido totalmente no Brasil e que faz frente ao desafio
global em prol da descarbonização dos sistemas de transporte de
passageiros. “A fabricação do veículo no Espírito Santo nos permite atender
à crescente demanda do mercado nacional por elétricos. Decidimos expandir a
produção no estado por ser uma fábrica em uma localização estratégica, que
nos permite atender empresas de todo o país e companhias internacionais”,
acrescentou.
A instalação da nova linha de produção reforça o compromisso da companhia
com a descarbonização dos sistemas de transportes de passageiros, que
investe ativamente no desenvolvimento de produtos e de componentes para a
produção de veículos mais sustentáveis. No final deste ano, a Marcopolo
chega ao número de 130 unidades produzidas do Attivi Integral, com
demonstrações do veículo em diferentes cidades do Brasil, como Curitiba
(PR), Porto Alegre (RS), Goiânia (GO), Salvador (BA) e Angra dos Reis (RJ).
Na estratégia de descarbonização da companhia, já são cerca de 700 ônibus
elétricos e híbridos, desenvolvidos com chassis de parceiros, que circulam
em diversos países, como Colômbia, Chile, Argentina e Austrália, além do
Brasil. A operação da Marcopolo em São Mateus está em uma localização
estratégica, com fácil conexão aos demais estados do país e até mesmo de
portos, que permite atender o mercado brasileiro como um todo e, de acordo
com a demanda, o mercado internacional também.