Marcopolo lança nova geração

Fotos Marcopolo, Divulgação

Avanços se traduzem em mais segurança e conforto para passageiros e motoristas

Após quatro anos de pesquisas e desenvolvimento, a Marcopolo apresentou na terça (20) a nova linha de ônibus denominada Geração 8, que deverá estar à disposição do mercado nacional no primeiro trimestre de 2022 e, para o externo, no segundo trimestre. A oficialização da nova geração, que abrange os modelos Viaggio e Paradiso, ocorreu durante coletiva de imprensa virtual, seguida de live para clientes e convidados. A diretoria também antecipou que a Geração 7 continuará em linha, sendo produzida em paralelo com a nova, e deverá, inclusive, passar por inovações futuras.

Segundo a diretoria, a nova família representa um avanço em inovação para a marca, com padrões únicos de segurança, conforto, conectividade, dirigibilidade e ergonomia para passageiros e motoristas. “A Marcopolo busca sempre criar soluções de transporte inovadoras e realmente de valor para clientes, passageiros, colaboradores e parceiros de negócio. A Geração 8 é a representação deste propósito”, afirmou James Bellini, CEO da fabricante.

Bellini também informou que o primeiro veículo da nova geração foi vendido para a Águia Transportes, do Espírito Santo, que o receberá em setembro. Inicialmente, atenderá linhas em São Paulo, Rio de Janeiro e Vitória.

Luciano Ressner, diretor de operações industriais, destacou que a geração traz em torno de 140 atributos diferenciados em segurança e conforto. Eles traduzem o resultado de mais de 300 visitas a operadores, acompanhamento de 500 viagens e 44 mil quilômetros rodados para entender as diferentes necessidades e preferências dos clientes. Segundo a empresa, a concepção da nova geração resultou em mais de 60 patentes que geram ganhos em conforto, confiabilidade e custo operacional.

Design inédito com melhoria em coeficiente aerodinâmico.

Dentre os principais diferenciais estão o design inédito com coeficiente aerodinâmico de apenas 0,379, que permite redução de custos operacionais, resultando em economia de combustível e diminuição na emissão de gases de efeito estufa; eficiência dos faróis 3,5 vezes maior em relação a modelos atualmente no mercado; e o novo conceito de proteção da cabine do motorista, com estrutura de coluna “B” tripla e que proporciona deformação 78% inferior ao exigido pelas normas brasileiras. A engenharia consumiu mais de 2.600 horas de testes ao longo de dois anos para desenvolver o novo sistema de proteção.

A Geração 8 coloca a Marcopolo em um inédito patamar de segurança. Todos os modelos atendem à exigente norma internacional R66.02 para tombamento, inclusive o Paradiso 1800 Double Decker, o que não é exigido no Brasil. Na construção da carroceria, foi desenvolvido um novo conceito de anéis passantes de segurança em todas as colunas da estrutura, que conferem muito mais resistência do conjunto a impactos e ao capotamento.

Internamente, houve mudanças na escada de acesso com degraus amplos, iluminação indireta em LED e um novo desenho do sistema de abertura da porta, mais eficiente e robusto. As poltronas ganharam uma nova estrutura e desenho ergonômico, otimizando o espaço para as pernas. Os novos modelos também serão equipados pelas soluções Biosafe, que combatem vírus e bactérias.

As aplicações são para serviços rodoviários, intermunicipais e de fretamento (contínuo ou turismo), com comprimento que varia de 12 metros a 15 metros, dependendo do modelo, e largura de 2,6 metros. A nova linha está disponível para os chassis Mercedes-Benz, Scania, Volkswagen e Volvo.

Compartilhe este post:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *