Primeiro veículo em circulação tem chassi Mercedes-Benz
Roberto Hunoff
Foto Mercedes-Benz, Divulgação
O primeiro ônibus elétrico a baterias a circular na cidade de Manaus, capital do Amazonas, foi montado sobre o chassi Mercedes-Benz O 500 U Low Entry. Trata-se de um veículo produzido pela Eletra, que começou a circular no início de setembro, na linha que faz a ligação da Universidade Federal do Amazonas com o centro da cidade. “É muito simbólico que a capital do Amazonas, pulmão do mundo, receba seu primeiro ônibus elétrico, demonstrando o compromisso da cidade com a descarbonização do transporte e emissões zero”, afirma César Tadeu Teixeira, proprietário da Auto Ônibus Líder e diretor presidente do Sinetram (Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Amazonas). A empresa tem expectativa de agregar mais 12 ônibus elétricos nos próximos meses, sendo 10 convencionais e dois articulados, que serão distribuídos entre empresas do sistema de transporte coletivo urbano.
O compromisso do Sinetram com a preservação ambiental passa também pela renovação de frota dos ônibus a diesel que operam na cidade. Nesse sentido, para este ano, foram adquiridos 125 ônibus Mercedes-Benz pelas empresas Líder, Vega, Coroado, Via Verde, Integração e São Pedro. São 30 unidades do modelo O 500 M Super Padron e os demais OF 1726 L e OF 1721 de alta capacidade, todos com tecnologia BlueTec 6 para atendimento à atual legislação de emissões Proconve P8 (Euro 6).
Da atual renovação de frota, 40 ônibus já foram entregues, com o restante programado para até o final do ano. Em 2022, as empresas ligadas ao Sinetram adquiriram 65 ônibus Mercedes-Benz, elevando para 170 unidades da marca o total nestes dois anos, todas comercializadas pelo concessionário Mardisa.
Walter Barbosa, diretor de vendas e marketing ônibus da Mercedes-Benz do Brasil, destaca o sucesso do O 500 Super Padron em Manaus, com 50 unidades em dois anos. “A demonstração deste ônibus na cidade no começo de 2022 e, principalmente, a disponibilização para uso em operações regulares das operadoras, foram de extrema importância para que os clientes pudessem constatar, na prática, aquilo que apresentamos como diferenciais”, ressalta.
Teixeira também destaca o sucesso do O 500 na capital amazonense. “O Super Padron substitui o articulado tanto nos momentos de pico, quanto de entrepico, o que nos garante produtividade e melhor custo operacional, especialmente nos corredores do sistema”, detalha.
A frota operante atualmente conta com 1.140 coletivos, distribuídos em 219 linhas, que diariamente fazem os itinerários em todas as zonas da cidade. Por dia, são registradas mais de 500 mil passagens no sistema de transporte da capital.
Com carroçaria Caio Millennium de 12 metros de comprimento, o ônibus elétrico da Eletra que fez sua estreia em Manaus tem suspensão totalmente pneumática do Mercedes-Benz O 500 U e ar condicionado. A capacidade é de 27 passageiros sentados e 43 em pé, com espaço para uma cadeira de rodas. A autonomia pode chegar a 250 quilômetros.