Com nova linha da Sprinter Street, Mercedes-Benz mostra que o diesel ainda tem espaço em operações que buscam emissões cada vez mais baixas.
Com modificações técnicas no motor, a Mercedes-Benz apresentou a nova linha street de suas vans Sprinter. A novidade é o motor OM654 que substituiu o OM651. De acordo com comunicado da empresa, a nova motorização “supera todos os requisitos de emissões PROCONVE L7, atingindo nota “A” do IBAMA nesse aspecto”.
O novo motor apresenta uma redução de consumo de combustível de 6% em trechos urbanos e 11% em trechos rodoviários com relação a sua última versão. Esses dados são medidos conforme portaria do Inmetro, mas o consumo pode variar para mais ou para menos, dependendo das condições de uso, como a aplicação do veículo, rota, condição climática, velocidade de condução, combinação de carga e qualidade do combustível.
O modelo também conta com menor emissões de poluentes e maior potência, agora com 150 cv (+5%) e torque de 34,7 kgf.m (+3%), se comparado ao anterior. De acordo com Carlos Garcia, Presidente e CEO da Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil, “a geração de motores OM654 foi desenvolvida com características de melhor desempenho, mais silencioso e com menores vibrações. Visando reduzir o atrito do motor, o bloco é 100% de alumínio e conta com a combinação de pistões em aço com perfil escalonado, além do revestimento da parede do cilindro”.
O novo motor apresenta a recirculação dinâmica dos gases de escape por diferentes vias e o pós-tratamento, contribuindo para menores taxas de emissões. A transmissão manual de seis velocidades segue a mesma da versão anterior.
Os novos veículos começam a ser vendidos a partir de maio em toda rede Mercedes-Benz. Os preços: a partir de R$ 239.600,00 para os modelos Sprinter Truck e a partir de R$ 249.000,00 para os veículos Furgões.
- PRÓXIMA MATÉRIA: INFRAESTRUTURA: VAI OU NÃO VAI?
- MATÉRIA ANTERIOR: A ENERGIA LIMPA DO FUTURO