Módulo criada por startup melhora a distribuição e a lucratividade da operação

Redação TranspoData

Foto Divulgação

A HXtos, startup pioneira e inovadora em soluções de logística portuária para cargas soltas e grãos, que nasceu em Santos (SP), está em processo de expansão internacional. A empresa criada em 2021 desenvolveu um módulo personalizado chamado Hatch List que está sendo implantado na Ásia e na Europa e deve começar a funcionar ainda em abril.

O Hatch List representa um avanço no planejamento e gestão de cargas em navios. Após o planejamento e embarque da viagem, a solução permite que o porto de destino consulte e identifique as cargas e sua distribuição no porão do navio por cliente ou produto. Ainda possibilita a subdivisão da remessa, permitindo que o exportador realize o processo de venda em águas.

Uma das motivações por trás do desenvolvimento do Hatch List foi a necessidade identificada em colaboração com empresas como a Suzano, líder global em celulose e cliente da HXtos. Muitas vezes, o processo logístico enfrentava desafios devido à falta de visibilidade da localização exata das cargas no navio, resultando em atrasos e ineficiências na distribuição.

Com a solução, é possível realizar vendas durante a viagem (vendas em águas), otimizando o processo de distribuição e economizando tempo e recursos. A solução traz mais eficiência e lucratividade enquanto o navio está em trânsito, ou seja, caso a carga ainda não tenha sido vendida, o navio pode sair cheio do porto de origem e vender durante o caminho.

Beatriz Massola, PMO do projeto na HXtos, destaca que o projeto começou a ser desenvolvido no ano passado e levou cerca de três meses para ficar pronto, depois de feitas as adequações e a validação. “O Hatch List representa um marco na indústria de logística portuária, oferecendo transparência, eficiência e flexibilidade sem precedentes”, definiu. No momento, a equipe treina os operadores no Brasil, os quais serão responsáveis pelo planejamento e execução nas suas bases, na Europa ou Ásia, como já está ocorrendo.

O Hatch List já está em operação inicial, com implementações previstas para clientes da Suzano na Europa e Ásia. “A HXtos é uma logitech de apenas três anos que tem solucionado questões fundamentais para a melhora na logística portuária mundial. Empresas como Suzano e DP World estão apoiando o empreendedorismo e são fundamentais neste momento”, acrescenta Luiz Simões, cofundador e CEO.

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