Linha FH foi líder de mercado no segmento de pesados em oito nos últimos 12 anos
Os modelos FH 540cv e FH 460cv foram os caminhões pesados mais vendidos do Brasil em 2020, ficando em primeiro e segundo lugares, com 5.870 e 3.936 unidades, respectivamente. Igualando o feito do ano anterior, o FH foi o caminhão mais vendido do país, dos leves aos pesados. No ano passado, a Volvo emplacou 14.976 caminhões, queda de 11,1% em relação a 2019. O bom desempenho ganhou ressonância com a conquista do Top of Mind Transporte 2020 no segmento de caminhões pesados.
Nos últimos 12 anos, o FH foi líder em pesados por oito vezes. “É um caminhão que oferece tecnologia de ponta em segurança e conectividade, além de entregar baixo custo operacional e consumo de combustível e alta disponibilidade”, enfatiza Alcides Cavalcanti, diretor executivo de caminhões Volvo no Brasil. Ele lembra que o FH tem se destacado muito também no mercado de usados. Por várias vezes vem sendo apontado como o caminhão seminovo mais valorizado do país.
O FH cresceu ainda mais no mercado com a introdução recente de novas tecnologias. Os avanços da aceleração inteligente tornaram o modelo, de acordo com a montadora, até 10% mais econômico, pois o sistema identifica a necessidade real de torque e potência conforme a topografia e a carga, controlando a injeção de combustível de forma precisa para reduzir o consumo.
Outra tecnologia consolidada no FH é a caixa de câmbio I-Shift, em sua última versão. O equipamento permite a otimização das trocas de marcha e elimina variações na condução dos veículos que têm caixa manual, provocadas pelo cansaço do motorista ou outras variáveis. Em conjunto com o I-See, recurso que usa a conectividade GPS para identificar a topografia da estrada, a I-Shift antecipa as trocas de marcha de acordo com os aclives e declives, trazendo ainda mais segurança e economia.
Ainda mais econômico e seguro
Outra novidade é a configuração de série do FH 4×2 e 6×2. Agora, essas versões passam a ser oferecidas com o entre-eixos de 3500 mm como padrão, acompanhado de defletores laterais de ar para melhorar a aerodinâmica entre cavalo-mecânico e carreta e trazer ainda mais economia. “Tínhamos conquistado até 10% de economia de combustível com a introdução da tecnologia da aceleração inteligente Volvo em 2019. Agora, na combinação desse entre-eixos e os defletores laterais, os modelos podem somar, dependendo da operação, até 2% a mais de economia, além do ganho anterior”, assegura Clóvis Lopes, gerente comercial de caminhões da Volvo. As opções de entre-eixos 3200mm e 3600mm continuam disponíveis para o FH 460 6×2. Mas, nesse caso, o defletor lateral de ar é considerado um item opcional.
Benefício adicional, válido para todas os Volvo FH modelo 2021, é a popularização de alguns recursos de segurança ativa. Itens como as luzes de frenagem de emergência, sensores crepuscular e de chuva e as “luzes três marias” estão disponíveis já nas versões de acabamento intermediário do caminhão. “São recursos importantes para atingirmos nosso ideal de zero acidentes com veículos Volvo”, afirma Lopes.
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