JCA renova frota com aquisição de 485 unidades

Com a compra, grupo se consolida como o maior operador de ônibus double deck do Brasil

Redação Transpodata

Foto JCA, Divulgação

O Grupo JCA está investindo cerca de R$ 500 milhões em novas soluções para tornar sua frota mais segura, confortável e sustentável. O montante corresponde à compra de 485 ônibus, com nova motorização atendendo ao padrão Euro 6, a BlueTec 6, da Mercedes-Benz do Brasil, capaz de reduzir em mais de 60% as emissões de materiais particulados e quase 80% de nitrogênio em relação aos veículos fabricados entre 2012 e 2022. Outro diferencial da nova frota são os pacotes de segurança embarcados e adicionados conforme a necessidade de operação. Todos os veículos têm carroceria Marcopolo.

Marcelo Antunes, conselheiro do grupo, explica que o planejamento era de renovar parte da frota ainda no ano passado. A decisão de adiar foi para aguardar a implantação do padrão Euro 6. “Optamos nessa compra pelos chassis da Mercedes-Benz, já equipados com a nova motorização, capaz de oferecer uma redução significativa em emissões”, afirma.

O diretor-presidente Gustavo Rodrigues ressalta que o investimento foi feito mesmo com o mercado ainda se recuperando dos tempos de pandemia. “Consideramos essencial esse aporte para aprimorar a experiência dos clientes. Ainda não alcançamos os patamares pré-pandemia, mas esse investimento se refletirá na satisfação dos passageiros”, acrescentou.

Os 485 ônibus adquiridos serão destinados para os diferentes serviços: rodoviário, fretamento e urbano. A compra está distribuída dentre modelos Paradiso G8 Double Deck (124), Viaggio 900 (108), Ideale (33), Torino (136) e micro Sênior (84). Os novos veículos chegam para compor a frota a partir de junho de forma gradativa e serão distribuídos dentre todas as empresas do grupo.

Todos os novos ônibus contam com pacotes de segurança personalizados para cada modelo. Ao todo, há mais de 20 recursos tecnológicos embarcados para contribuir com a prevenção de acidentes. No rodoviário, destaque para os sistemas de frenagem de emergência, novo auxiliar de freio, antitombamento e de aviso de faixa, além do freio estacionamento eletrônico, assistente de ponto cego e controle eletrônico de estabilidade.

Sobre o sistema de frenagem de emergência, os novos modelos contam com a quinta geração da tecnologia. Utilizando o radar e as câmeras já acopladas na parte frontal do veículo, a funcionalidade detecta pedestres, ciclistas e objetos em movimento, assim como estruturas paradas. O módulo atua em três estágios: alerta audiovisual para o motorista, frenagem parcial caso nenhuma atitude tenha sido tomada e frenagem total caso o profissional não introduza o pé no freio.

Outra novidade é o assistente de ponto cego. Por meio de dois módulos de radar, ocorre o monitoramento das faixas do lado oposto ao condutor, compreendendo todo o seu comprimento e uma largura de até 3,75 metros. Os sensores são capazes de detectar até 64 objetos simultaneamente, avaliando individualmente o risco que representam e auxiliando o motorista em momentos de troca de faixas e manobras de viragem.

Destaque também para o programa eletrônico de estabilidade e o sistema antitombamento. É um sistema ativo que começa a atuar quando o ônibus atinge 20km/h, gerenciando as informações de velocidade, ângulos de esterçamento e rolagem, além de acelerações laterais e lineares, melhorando a dirigibilidade e reduzindo riscos de derrapagens. Quando uma situação crítica é identificada, o torque do motor é diminuído eletronicamente e os freios de serviço são ativados até que a situação esteja sob controle. Trata-se de um item de segurança que não necessita da interferência do motorista.

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