IVECO impulsiona programa Natural Power na região

Montadora exibiu três novidades que chegarão ao mercado no próximo ano

Crédito
IVECO, Divulgação

Roberto Hunoff

A IVECO, primeira montadora a lançar um veículo de carga Euro VI no Brasil, se prepara para ser a pioneira a ter um portfólio verde completo a partir de 2023. Durante a Fenatran, realizada de 7 a 11 de novembro, em São Paulo, a marca confirmou novos modelos movidos a propulsão e combustíveis alternativos. “Esse é um importante passo que concretiza a estratégia do programa Brasil Natural Power”, definiu Marcio Querichelli, presidente da IVECO para a América Latina.

O S-Way NG é a versão do novo extrapesado da marca movido a gás natural, comprimido ou biometano. O veículo traz motorização de 460 cv, a mais potente do mercado, com capacidade total de 960 litros (240 m³), proporcionando a maior autonomia dentre os modelos movidos a gás natural comprimido no país, além de configurações de entre eixo adequadas às missões de transporte no país.

Outro integrante da família NG é o Tector, que também ganha modelo movido a gás natural. A versão de 16 toneladas se torna o primeiro veículo da categoria a ser comercializado com propulsão alternativa. “São produtos que, quando abastecidos com biometano, por exemplo, podem reduzir em até 95% a emissão de CO²,” acrescentou Bernardo Brandão, diretor de Marketing e Portfólio de Produto da marca para a América Latina.

Outro destaque é a eDaily, versão elétrica da família Daily, com versões de 3,5 toneladas a 7,2 toneladas nas configurações cabine-chassi e furgão. O modelo mantém todas as demais características já conhecidas pelo mercado. “Ampliamos a vantagem competitiva do modelo para um transporte urbano mais limpo e silencioso. Se trata de performance de última geração com emissão zero de carbono”, ressalta Ricardo Coelho, diretor de Desenvolvimento de Produto da IVECO para a América Latina.

Brandão destacou a condição da montadora de única no mercado com soluções dos leves aos pesados com portfólio verde. “Acreditamos na combinação das várias tecnologias disponíveis como a melhor forma para atingir um transporte sustentável que pode suprir de forma plena as necessidades das operações de cargas”, reforçou.

O desenvolvimento da linha Euro VI consumiu um valor considerável do aporte de R$ 1 bilhão recentemente anunciado para a América Latina. Um dos destaques é o novo IVECO S-Way, que, segundo a montadora, proporciona até 15% de economia de combustível. Sua concretização exigiu envolvimento de aproximadamente 350 profissionais, mais de 70 protótipos submetidos a mais de 450 diferentes tipos de testes, mais de 1 milhão de horas de trabalho intenso e cerca de 2,5 milhões de quilômetros rodados.

Também foi destaque a linha Tector, que recebeu a motorização Euro VI em todos os modelos, de 9 a 31 toneladas. A partir de 2023, terá novos itens de segurança e sistema exclusivo de recirculação de gases, o Hi-SCR – sistema que dispensa o EGR (recirculação de gases). “Esses avanços se traduzem em melhor performance e custo operacional, com 6% de redução no consumo de combustível”, assegura Querichelli.

Outra materialização do ciclo de investimentos é o Daily 35-160, primeiro veículo comercial Euro VI apresentado ao mercado brasileiro. O lançamento foi complementado com a apresentação de toda a linha até 6,5 toneladas, que agrega as tecnologias da versão de 3,5 toneladas já conhecida. Ainda na linha Daily, a IVECO anunciou a versão Hi-Matic, primeiro veículo do segmento com transmissão automática, de oito velocidades, atendendo a uma crescente demanda do setor de transporte urbano de cargas.

Outro exemplo de estratégia para acelerar os negócios e aprimorar o desenvolvimento de produtos com a pegada verde é o fortalecimento de parcerias com organizações relevantes e ideias convergentes. A mais recente foi realizada com a Hyundai, um desdobramento da estratégia global da empresa. Na Europa, o primeiro passo dessa parceria foi o desenvolvimento do protótipo eDaily, movido a célula de combustível, que demonstra como será a evolução da linha para o transporte urbano de cargas.

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