Rodada de Negócios deve gerar mais de US$ 16 milhões em negócios

Redação Transpodata

Foto ANFIR, Divulgação

A Rodada de Negócios realizada no Chile, promovida pela Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários (ANFIR) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), deve gerar US$ 16,4 milhões em negócios. “A ação foi coberta de êxito e acredito que os contatos realizados vão se transformar em novas exportações para as empresas participantes”, estima José Carlos Spricigo, presidente da ANFIR.

O evento, realizado na capital Santiago, teve 282 reuniões de prospecção de negócios e identificação de 43 potenciais importadores. O Chile é atualmente o maior mercado de importação de implementos rodoviários brasileiros. No ano passado, a indústria exportou 1.958 produtos da linha pesada.

O embaixador do Brasil no Chile, Paulo Pacheco, participou da abertura dos trabalhos, acompanhado pelo chefe do setor de promoção comercial da embaixada, Felipe Neves. Ele mencionou a corrente comercial Brasil-Chile, que, em 2022, foi de aproximadamente US$ 14 bilhões.

A vice-presidente da Câmara Chileno Brasileira de Comércio, Selma Nunes, palestrou sobre o tema “Como abrir oficina própria no Chile”, tratando também sobre o mercado chileno de logística de transporte. A programação incluiu visita técnica à Utility, empresa logística localizada em Santiago e operadora no mercado de transporte de cargas refrigeradas e congeladas.

Nova estratégia comercial

A Frigo King, empresa fabricante de equipamentos de alta tecnologia para refrigeração de cargas transportadas em baixas temperaturas e uma das participantes dos encontros, vai focar sua estratégia de expansão no Chile na nova linha Flex e no aplicativo Meu Frigo King. “O mercado local mudou e entendemos que há mais oportunidades no transporte urbano de cargas”, explica Robison Silva, gerente de exportação da companhia.

Segundo o executivo, a nova linha Flex é indicada para operações urbanas de transporte de cargas frigorificadas e congeladas por ter mais tecnologia embarcada, ser mais leve e mais robusta. “Ela já vem com o aplicativo Meu Frigo King, que fornece todas as informações que o operador logístico necessita para o seu planejamento”, afirma.

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