Empresa de Santa Catarina também projeta expansão de vendas gerais na ordem de 3% sobre 2022
Crédito: HC Hornburg, Divulgação
Por Roberto Hunoff
Fabricante de implementos rodoviários para o transporte de cargas refrigeradas e congeladas, a HC Hornburg planeja expandir a produção em 2023 em números e o portfólio de equipamentos, incluindo o modelo 100% elétrico. “O momento é favorável para expandir nossa presença e consolidar a marca”, afirma Betina Borchardt, diretora-geral.
Em 2022, a HC Hornburg comercializou 820 unidades e projeta vender este ano 850 produtos, no mínimo. “A expansão é cautelosa porque o mercado consumidor, apesar de aquecido, não está em disparada”, explica a executiva.
O carro-chefe de vendas no ano passado foi o modelo carroceria paleteira e lisa destinada a aplicação em veículos leves com capacidade de carga de até 10 toneladas, além da linha Alaska de equipamentos de refrigeração. O transporte de cargas refrigeradas e a distribuição de alimentos que necessitam de controle de temperatura foi o principal segmento de 2022.
Para este ano, a HC Hornburg pretende ampliar a oferta com o modelo 100% elétrico. O produto é o do segmento leve, tipo baú, destinado ao transporte de cargas refrigeradas. O modelo foi desenvolvido especialmente para operar com o caminhão JAC 1.200T, de 7,5 PBT e capacidade de três toneladas de carga no baú. Sua estreia foi na Fenatran 2022.
O modelo elétrico da HC Hornburg é 20% mais leve que os similares do mercado. Isso é possível pela utilização de novos materiais. “O perfil do nosso produto elétrico permite ao operador enquadrá-lo nas normas de ESG”, explica Betina.
O mercado externo começou a ser explorado recentemente pela HC Hornburg. A empresa participa de ações no âmbito do programa MoveBrazil, promovido pela Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários e ApexBrazil, e já exportou para Paraguai, Uruguai, Bolívia e Equador. A empresa com sede em Jaraguá do Sul (SC), onde ocupa 13 mil m² quadrados e tem aproximadamente 100 funcionários.