Com preços que começam por 542 mil reais, estratégia da montadora é oferecer E-Transit para grandes operadores que fazem logística nos grandes centros urbanos do País
Mauro Cassane
Ford, Divulgação
A Ford vem se movimentando bem no segmento de veículos comerciais no Brasil. No final de 2021 lançou as novas Transits na versão minibus, no ano seguinte chegou a versão furgão, ano passado apresentou a nova geração das picapes Ranger além da Transit chassi cabine e começa hoje a vender as versões chassi cabine e furgão da Transit elétrica.
O foco comercial neste primeiro momento, como suas concorrentes diretas, em se tratando de veículos elétricos de carga, são os grandes frotistas. Empresas que precisam sinalizar aos embarcadores que estão tomando providências para se adequar aos direcionamentos propostos pela Pauta ESG. Para isso, não tem escapatória: necessariamente devem ter veículos elétricos para logística urbana em sua frota.
São essas empresas que estão dispostas a pagar mais do que o dobro do preço em um furgão de carga que, em média, custa 250 mil reais. Sua versão elétrica fica na faixa de 550 mil reais. A Ford já mandou às revendas os preços sugeridos: R$ 542 mil para as versões furgão e chassi cabina de 3,5 toneladas e R$ 562 mil para a versão chassi cabina de 4,2 toneladas.
Inclusive, nesta fase de testes do produto em grandes empresas de logística urbana, um negócio de vulto já foi fechado: 300 unidades para uma empresa de distribuição de São Paulo, sendo que 100 unidade serão entregues até o final deste ano. A Ford ainda não revelou qual empresa vai desembolsar mais de 160 milhões de reais para praticamente ter grande parte de sua frota de veículos leves eletrificada.
Nesta corrida por veículos de carga mais sustentáveis, os elétricos vêm ganhando destaque nas operações urbanas e a Ford, neste seara, está nadando de braçadas. Na versão furgão de 3,5 toneladas e capacidade para 15 metros cúbicos ela nem sequer tem concorrente para esta versão elétrica. Quem chega mais próximo é perua JAC IEV750 cuja capacidade é menor, 13 metros cúbicos.
Já na verão chassi cabina, com maior flexibilidade para grande número de implementos, a Ford E-Transit fica ainda mais tranquila uma vez que não há nenhum concorrente em sua faixa competitiva entre 3,5 e 4,2 toneladas de PBT. Os outros modelos das montadoras concorrentes, são Foton iBlue, JAC iev1200 e VW e-Delivery mas esses competem, igualmente sozinhos, nas faixas 6, 7,5 e 11 toneladas de PBT respectivamente.