Plano da montadora é crescer acima do mercado com a expansão do portfólio
Roberto Hunoff
Crédito
Fotos Ford, Divulgação
Sem alterar seu foco principal em picapes, SUVs e veículos comerciais, a Ford tem planejado o lançamento de 10 produtos novos no Brasil. Dentre eles, a Maverick, a Ranger FX4 e a Transit Furgão, além de intensificar a agenda de eletrificação, com a chegada da Maverick Hybrid, do Mustang Mach-E e da E-Transit.
No segmento de veículos comerciais, um dos pilares do modelo de negócio da marca na região, a Transit foi a van que mais cresceu no segmento de passageiros e a segunda que mais avançou entre os furgões. Em 2023, com o objetivo de continuar o crescimento no segmento de veículos comerciais, a linha será ampliada com a elétrica E-Transit, que já está rodando em testes com grandes frotistas em São Paulo. Também está confirmado o lançamento da Transit Automática, a primeira van com esta transmissão mercado, que chega no primeiro semestre, e da Transit Chassi, programada para o segundo período de 2023, que permitirá à montadora competir em um segmento que representa 40% do mercado de vans.
O presidente da Ford América do Sul, Daniel Justo, destacou os resultados financeiros positivos da empresa na região, que já soma cinco trimestres consecutivos de lucratividade. O desempenho, segundo ele, mostra que a empresa está no caminho certo, com um negócio sustentável para continuar investindo na satisfação do consumidor com inovação, produtos, serviços e experiências cada vez melhores.
A estimativa da empresa é de crescimento do mercado automotivo em 2023, chegando a aproximadamente 2,2 milhões de unidades. O plano da Ford é crescer acima do mercado com a expansão do portfólio de produtos. “Para a Ford, o nome do jogo em 2023 é crescimento. E, para isso, estamos trazendo esses produtos para competir em segmentos em que antes não estávamos presentes”, explicou o presidente.
A marca está investindo forte também na jornada do consumidor, tanto digital como na rede, que tem hoje 110 concessionárias cobrindo todo o território nacional e passa por um processo de modernização. Dessas, 33 já inauguraram o novo padrão global de identidade da marca, Ford Signature, com instalações modernas que valorizam a comodidade e a transparência no relacionamento com o cliente. Justo assinala que o depósito de peças em Cajamar (SP) também contribui para agilizar a entrega de itens no pós-venda.
Entre as conquistas de 2022, Daniel Justo enfatizou o papel do Centro de Desenvolvimento e Tecnologia da Ford no Brasil, que este ano ampliou suas operações com a criação de 500 posições, chegando a mais de 1.500 profissionais, atuando em projetos globais de ponta, como carros elétricos, conectados e tecnologias autônomas, de forma totalmente integrada ao ecossistema mundial de inovação da marca. “O Centro de Desenvolvimento e Tecnologia da Ford irá gerar este ano receita aproximada de R$ 500 milhões para a empresa, o que é uma prova de que somos competitivos para exportar inteligência automotiva”, afirmou. A empresa inaugurou também o Ford Academy, novo centro multifuncional da marca em São Paulo, e lançou o Ford, programa de capacitação de pessoas de baixa renda para o mercado de tecnologia.