Feira de negócios, realizada entre os dias 7 a 11 de novembro, contou com a participação de mais de 500 e recebeu 66 mil visitantes
A 23ª edição da Fenatran, realizada de 7 a 11 de novembro, após dois anos adiada em razão da pandemia da covid-19, foi marcante em todas as suas dimensões. Os negócios estimados superam o volume de R$ 9,5 milhões, acima da projeção inicial de R$ 9 bilhões e do valor de R$ 8,5 bilhões da edição anterior; foram mais de 500 marcas expositoras, com acréscimo de 20% na área ocupada, chegando próximo a 100 mil m²; e perto de 70 mil visitantes. São números animadores para dar continuidade ao processo de recuperação do setor e da economia em geral. E importantes para balizar o planejamento das empresas, que vivem momentos de incertezas em razão da chegada de um novo governo.
Mais marcante ainda foi o alto grau de lançamentos de caminhões, implementos rodoviários e componentes em geral com avanços tecnológicos sintonizados com as demandas mundiais. Logicamente que a introdução do Euro 6 a partir de janeiro de 2023 já abarca conteúdos de grande repercussão operacional e ambiental, trazendo benefícios para o setor. Mas as empresas, de uma forma geral, foram além nos investimentos, passando a oferecer maior segurança e conforto nos produtos, e mais facilidades na prestação de serviços de manutenção preventiva.
Destaque também para o efetivo início da era da energia elétrica no segmento de caminhões, com lançamentos dos mais modelos e apresentação de caminhões já consolidados em mercados desenvolvidos para possível venda interna. É fato que a infraestrutura das estradas brasileiras ainda está distante da ideal para a adoção deste combustível, mas também é fato que seu uso não pode mais ser postergado por muito tempo. O mercado começa a dar sinais de amadurecimento por tecnologias limpas e renováveis, ainda que encareçam os produtos.
São medidas que trarão maior produtividade ao transportador, que terá de administrar um novo reajuste nos preços dos caminhões equipados com as tecnologias Euro 6. Aliam-se a estas, novidades também nos implementos rodoviários, que avançam no uso da eletricidade, em materiais mais leves e resistentes e introduzem a conectividade como nova ferramenta para controle do transporte.
A Fenatran 2022 deixa boas lembranças para o setor. Fortaleceu a crença da recuperação, mesmo com as incertezas da política, e injetou uma dose elevada de otimismo na atividade industrial e nos transportadores. O caminho mostra-se generoso, mas ainda precisa ser trilhado com cautela e muita responsabilidade.
FENATRAN Experience e Arena de Conteúdo
O evento contou com uma pista de 2 km ao lado do pavilhão dedicada à experiência com as novas tecnologias dos caminhões. No FENATRAN Experience, com 18 modelos disponibilizados pelas montadoras, foram realizados ao longo dos 5 dias do evento 2.500 test-drives, que ajudaram os profissionais habilitados a conhecer e a facilitar a sua decisão de compras dos novos produtos.
Além de lançamentos e experiências com novas tecnologias, a FENATRAN ofereceu ainda uma Arena de Conteúdo, onde foram realizadas palestras e apresentações que resultaram em mais de 40 horas de conteúdo relacionados aos principais temas e oportunidades do setor de transporte de carga e logística. Esse conteúdo está disponível on demand no site oficial da feira – www.fenatran.com.br
A próxima edição da FENATRAN já tem data marcada para o período de 04 a 08 de novembro de 2024 no São Paulo Expo.
- PRÓXIMA MATÉRIA: VWCO investe mais de R$ 1 bilhão na nova linha
- MATÉRIA ANTERIOR: Um olhar analítico sobre a Digitaização no transporte