DAF Caminhões agrega novos motores

Montadora espera crescimento de 15% a 20% no próximo ano, repetindo a expectativa de 2022

Roberto Hunoff

Crédito
DAF, Divulgação

A DAF apresentou na Fenatran 2022 as linhas de caminhões CF e XF Proconve P8/Euro 6, assegurando custo operacional total até 10% menor. O resultado é atribuído à combinação de uma nova calibração de injeção de diesel nos motores MX-11 e MX-13, nova bomba d’água variável, sistema EGR que permite menor consumo de arla 32 e o uso do controle de cruzeiro preditivo, agora de série em toda a linha.

A DAF desenvolveu os motores PACCAR MX-11 e MX-13 da nova linha 2023 com o uso integrado das tecnologias EGR (recirculação de gases a exaustão) e SCR (redução catalítica seletiva) com a adição do filtro DPF (filtro de material particulado). O conjunto é definido pela engenharia da montadora como essencial para reduzir drasticamente as emissões de NOx (óxidos de nitrogênio) e MP (material particulado).

A vantagem destas tecnologias é mais eficiência no tratamento dos particulados sólidos, popularmente conhecidos como a fumaça visível que sai do escapamento. A manutenção do DPF pode ser feita em até 540 mil quilômetros rodados, e o sistema ainda reduz o consumo de arla 32 para apenas 5% em relação ao diesel. O uso de ferro fundido vermicular nos motores PACCAR é apresentado como outro diferencial por possuir 75% mais durabilidade que o fundido cinzento; reduzir a espessura das paredes sem perder resistência, o que traz menor peso e vibração, e menos ruído; e conferir alta resistência térmica, o que permite combustão mais eficiente, além de contribuir também para a eficiência energética.

As linhas CF e XF passam a oferecer, a partir do segundo semestre de 2023, a nova suspensão pneumática. O equipamento traseiro é opcional e a tecnologia full air possui quatro bolsas por eixo, com maior precisão de ajustes. Também são diferenciais a nova carcaça de eixo com volume de óleo otimizado, com redução de 22%; o sistema de freios a tambor, a opção de monitoramento de carga no eixo e o dispositivo auxiliar de tração. “A DAF elevou o patamar dos seus caminhões, com menor alteração construtiva do motor. Temos um produto mais robusto, de alta qualidade, muito mais eficiente e com baixo nível de emissão de poluentes”, afirma Alan Messias, diretor de Desenvolvimento de Produto da marca.

Campeão de vendas da marca, o DAF XF utiliza o motor PACCAR MX-13 de 12,9 litros, com potências de 480cv e 530cv, associado à última geração das transmissões automatizadas ZF TraXon, de 12 velocidades. O controle de cruzeiro preditivo permite que o veículo antecipe as trocas de marchas por meio de GPS, mantendo o veículo na rotação ideal e sendo responsável pela redução no consumo de combustível. O caminhão se destaca também pelo freio motor PACCAR MX Engine Brake, com entrega de até 490 cv a 2.100 rpm. O DAF XF conta com duas opções de cabines, a Space, com 1,73m de área de circulação, e a Super Space, com 2,10m, a maior do mercado. São dotadas com cama de 81cm x 2,2m, bancos com mais de 10 possibilidades de ajuste, ar-condicionado automático e digital, e painel reestilizado.

CF com mais potências

A linha CF 2023 agora conta com duas novas potências, de 340 cv e 370 cv, além das já conhecidas 410 cv e 450 cv, do CF rodoviário, nas configurações 4×2 ou 6×2. Todos são equipados com a nova geração de freio motor de três estágios. A motorização PACCAR MX-13 é somente para o modelo off-road.

A versão rodoviária do CF traz o motor acoplado à transmissão ZF TraXon, de 12 velocidades, desenhada para trabalhar em baixas rotações. O propulsor tem 10,8 litros e seis cilindros, que entrega potência de 410 cv, com um torque de 2.100 Nm em 900 rpm, e 450 cv, com torque de 2.300 Nm em 900 rpm. Os caminhões estão disponíveis com cabines Sleeper (1,16m de área de circulação) e Space (1,79m), e configurações de eixos de 4×2, 6×2 e 8×2. Outra novidade é o opcional de suspensão pneumática full air para configurações 6×2 e 4×2, disponíveis a partir do segundo semestre de 2023.

Com o motor PACCAR MX-13, o CF Off-Road, de 480 cv, possui torque de 2.350 Nm e 2.500 Nm no multitorque, sempre a partir de 900 rpm. Igualmente atualizada para o novo nível de emissões, a versão fora de estrada, oferecida no 6×4, também possui a transmissão ZF TraXon, mais robusta e resistente do que o modelo rodoviário.

O motorista conta também com sistema dual drive de direção, permitindo uma melhor troca de marchas em terrenos de baixa aderência. O assistente de partida em rampa é outro diferencial que confere segurança nas saídas com o caminhão em aclives, mesmo carregado. O freio motor é o PACCAR MX, de três estágios e potência de 490 cv. O chassi é totalmente reforçado, com PBT de 125 toneladas. Os módulos e conectores são selados, evitando contaminação por pó ou sujeira na operação.

CF semipesado rígido é atualizado

O novo DAF CF Semipesado Rígido chega ao mercado com novidades em relação ao modelo lançado em janeiro deste ano. O caminhão deixa o motor PACCAR GR-7 e passa a ser equipado com o PACCAR PX-7, o qual atende às normas de emissão de poluentes Euro 6. O PX-7, de 6,7 litros e seis cilindros em linha, sobrealimentado com turbocompressor e intercooler, oferece duas opções de transmissão: a nova ZF Ecotronic automatizada e a manual, ambas com nove velocidades.

O motor é montado sob uma plataforma global da PACCAR, testada em diversos mercados do mundo. As novas potências são de 260 cv, 290 cv e 310 cv, e o freio motor é de cabeçote, com 245 cv de potência. Diferentemente do MX-11 e MX-13, o PX-7 não possui sistema EGR e trabalha com sistema de pós-tratamento com SCR (redução catalítica seletiva), filtro DPF, DOC e novos tubos de exaustão e admissão.

O caminhão está disponível sob chassi rígido, com configurações de eixo 6×2 e 8×2. Oferece três opções de cabines: Day, sem leito, disponível apenas no modelo 6×2; Sleeper (1,16m de área de circulação), com leito; e Space (1,79m de área de circulação). Disponibiliza recursos como ar-condicionado, cortinas, espelhos duplos nas laterais, luz diurna de LED, banco do motorista com ajustes pneumáticos, controle de tração e auxílio automático de partida de rampa.

A lista de opcionais inclui faróis de LED, rodas em aço na cor preta, rodas de alumínio, faróis auxiliares com função cornering, geladeira interna, buzina pneumática de teto, climatizador de teto, aviso sonoro de marcha à ré, suporte para estepe e espelho frontal de aproximação. O tanque de plástico tem capacidade de até 650 litros, e o de arla 32 de 42. O PBT técnico e legal, respectivamente, é 26.500 e 23 mil quilos para o 6×2, e de 33 mil e 29 mil quilos para o 8×2, ambos com CMT de 35 mil quilos.

Elétrico em exposição

Outra novidade exposta pela montadora foi o DAF LF Electric 100% elétrico, com autonomia de 280 quilômetros, já à venda no mercado europeu. O modelo tem capacidade de 19 toneladas, motor elétrico de 260 kW (370 kW de potência de pico), alimentado por uma bateria de 282 kWh (252 kWh eficazes). Ainda tem sistema de carregamento rápido e foi apresentado na configuração 4×2. A montadora está preparada para introduzir novas tecnologias limpas na medida em que houver demanda do mercado e infraestrutura no Brasil.

Expectativa de crescimento de dois dígitos

Gambim expôs otimismo para o ano de 2023

O ano de 2022 vem sendo marcado por recordes, com excelentes resultados em vendas para a DAF Caminhões. A marca cresceu acima da média do mercado, atingindo market share de 10% no segmento de pesados. Os volumes de emplacamentos dos últimos dois exercícios superaram os sete primeiros anos de operação. Hoje, mais de 24 mil caminhões DAF rodam pelas estradas brasileiras.

O destaque fica para o DAF XF, campeão de vendas da marca e segundo modelo mais comercializado no primeiro semestre no segmento de pesados, o que representa um marco para a montadora. Luis Gambim, diretor comercial, projeta crescimento de produção de 20% com relação a 2021. “Ampliamos a fábrica, contratamos mão de obra, expandimos a linha de produção e a previsão é chegarmos em 7.600 caminhões montados até o final do ano”, enfatizou.

A DAF Caminhões Brasil trabalha com cenário positivo para 2023, quando completará 10 anos de atividades no mercado brasileiro. “Teremos a manutenção das taxas de juros e adaptação dos clientes aos novos modelos Proconve P8/Euro 6. Estimamos crescer de 15% a 20% em relação a 2022”, projeta Gambim.

Presente em todo o país, a DAF segue um abrangente plano de expansão, incluindo a rede de concessionárias, serviços pós-vendas e qualificação profissional dos colaboradores. Com 16 grupos investidores parceiros, a marca estima chegar a 60 pontos de atendimento até o final deste ano e inaugurar de seis a 10 novas lojas em 2023. “Esse crescimento impulsiona também os resultados da divisão de peças, composta pelas linhas genuínas DAF e PACCAR e as multimarcas TRP”, afirma o executivo. Em comparação com o ano passado, a divisão já cresceu 65%.

Com a proposta de melhorar o custo operacional da nova linha DAF, a área de serviços ao cliente passou por diversas melhorias em sua estrutura. A sede do DAF Assistance, suporte emergencial 24h da marca, conta com nova central de atendimento.

Os clientes agora podem acessar o serviço pelo whatsapp integrado, no qual é possível solicitar atendimento emergencial, agendar serviço ou enviar dúvidas e sugestões. Outra possibilidade é agregar contratos de manutenção, o DAF Multisuporte, que agora conta com o DMS Conectado. A novidade é uma plataforma integrada que gera relatórios em tempo real sobre desempenho e condução, com o objetivo de reduzir custos e aumentar a eficiência dos caminhões. A PACCAR Financial foi responsável pelo financiamento de mais de 40% das vendas de caminhões da marca em 2022 e, em apenas três anos, já figura entre os 100 maiores bancos do país, oferecendo linhas de crédito de CDC, Finame e leasing.

Compartilhe este post:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *