Empresa também passa a oferecer novo motor a gás
Roberto Hunoff
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Fotos IVECO Bus
Como uma de suas principais atrações na Lat.Bus 2022, a IVECO Bus apresentou o E-Way, ônibus elétrico que traz ferramentas visando se tornar referência do segmento no Brasil. O objetivo da marca, segundo Marcio Querichelli, presidente da IVECO para a América Latina, é destacar inovação e tecnologia como pontos fortes para consolidar a presença da IVECO BUS no mercado latino-americano, realizando uma verdadeira revolução no segmento de transporte de passageiros. “Na Europa, temos aproximadamente 1/4 do mercado total com um line-up completo que se destaca pelo uso de combustíveis alternativos. Utilizaremos essa expertise na nossa região em benefício do cliente”, diz Querichelli. Inicialmente, o produto será importado da Europa.
Danilo Fetzner, diretor da IVECO BUS para a América Latina, afirma que a meta para os próximos anos é ampliar o portfólio de produtos e serviços com foco na rentabilidade do cliente e na redução das emissões de poluentes, principalmente nos grandes centros, com veículos movidos a gás natural e eletricidade. “A partir de 2023 teremos uma linha completa Euro VI, com as novas versões da Daily Minibus 45-160 e 50-180, e dois modelos que já integram grandes frotas, chassis 10-190 e 17-280, que ganharão novos componentes”, confirmou.
Também anunciou o chassi 17-210 G movido a GNV e a plataforma de gestão de frotas NEXPRO Connect. “Essas novidades indicam bem onde pretendemos chegar nesse mercado”, completa. O executivo destaca que a expansão da capilaridade da rede de atendimento, com 92 pontos em 100% do território nacional, também fortalece as pretensões da marca no país. A IVECO BUS faz parte do Iveco Group, que iniciou as operações em 2022 reforçando a presença da marca na América Latina, em especial no Brasil, onde a montadora se posiciona entre os principais players no setor em que atua.
Lançamentos 2023 para a América Latina
– Daily Minibus 45-160 e 50-180: pós-tratamento projetado para 400 mil km, tanque de arla de 17 litros com autonomia para 4 mil km e sensor de pressão nos pneus
– Bus 10-190: suspensões dianteira e traseira com molas semielípticas; freio pneumático nos dois eixos; 190 cv e 610 Nm, maior potência e torque dentre todos os micro-ônibus; e pós-tratamento Hi-SCR sem EGR (reinjeção de gases);
– Bus 17-280: suspensões dianteira e traseira com molas semielípticas; freio pneumático nos dois eixos; 280 cv e 950 Nm, maior potência e torque dentre todos os chassis de motor dianteiro; e pós-tratamento Hi-SCR sem EGR (reinjeção de gases)
– Bus 17-210 G: suspensões dianteira e traseira com molas semielípticas; freio pneumático nos dois eixos; 204 cv e 750 Nm, potência e torque para ônibus de 12 metros nas aplicações urbana e fretamento; gás natural ou biometano; e conjunto de seis cilindros de gás (capacidade de 100³ e autonomia para 250 km)
– E-Way: mais de 30 milhões de quilômetros rodados; PBT de 20 toneladas; 12 metros de comprimento; estrutura monobloco; piso low floor; packs de baterias no teto; 2.500 Nm, torque superior ao dos motores a diesel nos ônibus urbanos; pacote modular de baterias; e disponível em quatro configurações: 9,5 metros 4×2, 10,7 metros 4×2, 12 metros 4×2 e 18 metros articulado.
FPT avança na motorização a gás
Depois de trazer ao Brasil o motor Cursor 13 Gás Natural, a FPT, marca do Iveco Group apresentou o modelo N60 CNG para ônibus. Alimentado 100% por GNV, GNL ou Biometano, com a tecnologia de injeção MPI – Multipoint e combustão estequiométrica, garante redução de até 40% no consumo de combustível da classe na comparação com o diesel e níveis de ruído inferiores.
A Série NEF é apresentada como a solução de motor mais compacta, eficiente e econômica na categoria de caminhões e ônibus de seis a 18 toneladas. Oferece 204 hp (150 kW) de potência e torque máximo de 750 Nm a 1.400 rpm. “A energia do futuro, associada ao uso de combustíveis como o gás natural, apresenta como benefícios menor consumo, maior eficiência operacional e consideráveis reduções de emissões, privilegiando o uso consciente dos recursos naturais”, aponta Edinilson Almeida, especialista de Marketing Produto da FPT Industrial.
Com a nova motorização, o frotista brasileiro tem uma opção para aplicações de transporte urbano, fretamento e rodoviário de curtas distâncias. Os motores a gás da FPT Industrial são desenvolvidos e validados para operar com esses combustíveis, equiparando-se a um motor diesel de mesmo porte – conceito chamado de Diesel Like. O motor tem 5,9 litros de cilindrada, seis cilindros, aspiração por turbocompressor WG e sistema de injeção Multi Point Injection.
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