Com ampliação, área do espaço passará de 15 mil metros quadrados para 22,4 mil metros quadrados
Mauro Cassane
Scania, Divulgação
Localizado em Vinhedo, SP, cerca de 70 km de distância da capital paulista, o centro logístico da Scania já tem 10 anos de funcionamento. A empresa anunciou investimento da ordem de R$ 65,7 milhões para ampliá-lo em 50%. O espaço tem 15 mil metros quadrados e, com o aporte na obra, vai chegar a 22,5 mil metros quadrados.
A previsão é que as obras comecem no próximo ano e tudo esteja pronto em meados de 2025. O objeto da expansão é aumentar o número de mercados atendidos a partir do Brasil, além de melhorar a eficiência dos processos e fluxos e preparar o armazém para receber itens relacionados a novos produtos, como, por exemplo, os veículos elétricos.
Paulo Moraes, vice-presidente de vendas e marketing da Scania para América Latina, diz que o centro logístico da empresa atende 180 revendas da marca no País e, também, envia peças para Bélgica, África do Sul, América Central e América do Sul. “Com este aporte estamos nos preparando para o futuro, com foco sempre na garantia da disponibilidade para os clientes”.
Atualmente o centro logístico da Scania movimenta, diariamente, 42 mil peças. Com o aumento de espaço de armazenagem em 50%, estima-se que esse volume também crescerá perto desse índice.
Pietro Nistico Neto, gerente de Desenvolvimento de Rede da Scania Operações Comerciais Brasil, diz que o centro logístico da empresa atende quase 100% das demandas. “Estamos com 97,4% de nível de serviço, nosso maior índice da história, o que representa a quantidade de pedidos que chegam para o centro logístico e o quanto a equipe consegue atender de forma imediata”.
Neto destaca ainda que nos mais de 180 pontos de atendimento da rede Scania no Brasil, distribuídos por todo território nacional, o cliente encontra as peças disponíveis em 93% dos casos. “Facilita e muito para a disponibilidade das frotas dos clientes Scania os mais de 23 mil itens armazenados para pronta entrega em nosso centro logístico. Além disso, a localização privilegiada nos ajuda a ter uma média de dois dias e meio de prazo de entrega, considerando todo o território nacional”.
Outro fator preponderante da importância do centro logístico para o dia a dia da operação das concessionárias é que 60% do estoque da rede é programado com o uso de inteligência artificial. O DSM Scania (sistema global de gestão de estoque de peças das concessionárias) aprende qual o perfil de consumo da Casa Scania, com base no histórico dos clientes da região, e tipos de aplicação comuns de transporte, e faz a reposição automática das peças, eliminando processos manuais e propiciando um maior ganho de escala. É um trabalho integrado entre todos os sistemas operacionais da empresa.
“Os constantes investimentos feitos no centro logístico e a busca diária de melhoria dos processos em parceria, para ganhar mais velocidade nas entregas, têm contribuído para proporcionar a máxima disponibilidade para as frotas dos clientes. Por consequência, os veículos ficarão menos tempo parados, o que vai gerar mais rentabilidade na operação do transporte. Além de suportar de forma assertiva a rede Scania e a nossa área de Serviços”, conclui Neto.
A expansão do centro logístico de Vinhedo vai permitir que a empresa atenda, também, demandas de outros mercados externos, como do México, já em avançado estudo. Além disso, será possível incorporar a eletrificação para futuras demandas por esses itens no Brasil e América do Sul.