Primeiro veículo comercial elétrico da marca no Brasil entra na produção em série neste mês de junho

Roberto Hunoff

Foto Mercedes-Benz, Divulgação

O chassi de ônibus urbano elétrico Mercedes-Benz e-O500U está credenciado junto ao BNDES para financiamento via Finame – Baixo Carbono, linha especial criada para incentivar as empresas de máquinas e equipamentos a adotar a solução de eletromobilidade em suas frotas. Para tanto, o veículo atende ao índice de conteúdo local exigido pelo banco. As primeiras unidades começam a ser produzidas em série neste mês de junho. Assim, passam a fazer parte da programação da linha de produção de chassis de ônibus na fábrica de São Bernardo do Campo (SP).

Para chegar ao conteúdo exigido, o eO500U recebe diversos elementos produzidos pela empresa no Brasil, como a estrutura do chassi, itens elétricos e as baterias, fornecidas pela BorgWarner e produzidas na fábrica de Piracicaba (SP). O credenciamento da Mercedes-Benz também leva em conta outros fatores, como os índices qualificadores, investimento no país, treinamentos de capacitação e especialização, exportações e mão-de-obra. “É a primeira vez que a empresa participa de um case carbono zero e continuaremos investindo gradativamente na nacionalização do produto, visando, dessa forma, aumentar o conteúdo local e desenvolver a indústria da mobilidade elétrica no país”, afirma Roberto Leoncini, vice-presidente de vendas e marketing de caminhões e ônibus da montadora.

Achim Puchert, presidente da Mercedes-Benz do Brasil & CEO América Latina, reforça que os veículos elétricos são sinônimo de transporte sustentável e já fazem parte do portfólio multissoluções da marca para os clientes. “Além de ser totalmente desenvolvido e produzido no Brasil para o mercado local e América Latina, o chassi elétrico garante benefícios inquestionáveis, como zero emissão de carbono, zero poluição do ar e sonora, e menores custos durante todo o ciclo de vida do veículo. Não há futuro da mobilidade sem os elétricos rodando pelas ruas e avenidas”, ressalta.

Ingresso na era da eletromobilidade no Brasil

O chassi de ônibus e-O500U urbano elétrico a baterias registra a entrada da Mercedes-Benz na era da eletromobilidade em veículos comerciais no país. O conceito eletroeletrônico do modelo, englobando itens como baterias, direção, motores elétricos e eixos, segue parâmetros do ônibus integral eCitaro da Daimler Buses. Para maior qualidade e confiabilidade aos clientes, o veículo foi amplamente testado no Brasil e na Alemanha.

A Mercedes-Benz dará suporte a todos que fazem parte do ecossistema da eletromobilidade, especialmente nesse momento inicial de transição do motor diesel para a tração elétrica. “Apoiaremos os clientes, os motoristas, profissionais de oficina, gestores do transporte público, concessionários da marca, encarroçadores e demais parceiros. Nossas equipes também irão oferecer consultoria e treinamento técnico e operacional às empresas de transporte de passageiros”, explica Walter Barbosa, diretor de vendas e marketing ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.

Os concessionários estão sendo treinados e têm estrutura preparada para o atendimento especializado a clientes de ônibus elétricos. A empresa também está alinhada com os encarroçadores, fornecedores de peças, componentes e empresas de energia elétrica e de infraestrutura de recarga das baterias.

O chassi estará exposto no estande da Mercedes-Benz durante o Summit Anfavea de Mobilidade Elétrica, que será realizado na quarta-feira (14/06), no Centro de Convenções Ulysses Guimarães em Brasília. O evento será voltado aos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além da academia, setor privado e imprensa.

O objetivo do Summit Anfavea é debater e sensibilizar o poder público quanto à importância de sua participação na rota de descarbonização e da melhoria da infraestrutura do país. Na programação de painéis de debates, destacam-se temas como experiências internacionais de mobilidade elétrica veicular, produção local de veículos elétricos e baterias, cadeia de fornecimento de peças, componentes e tecnologia, infraestrutura de geração, transmissão e distribuição de energia e novas tecnologias e materiais usados na eletrificação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here