Implantado em 2020, sistema oferece fretamento de aeronaves, serviços de manutenção aeronáutica e treinamento para pilotos
Roberto Hunoff
Foto Luiz Alberto Neves, Divulgação
O plano de ser a maior companhia aérea do Brasil e conectar os brasileiros com todas as cidades do país foi deflagrado pela Azul Linhas Aéreas em janeiro de 2020. A estratégia se estruturou na criação de sua subsidiária regional, a Azul Conecta, que ganhou força em agosto do mesmo ano, cinco meses após o início da pandemia da covid-19.
Passados três anos, a Azul Conecta comemora o aumento no número de voos, de aviões e de destinos. Neste período, a companhia cresceu 81% em número de destinos atendidos e hoje viaja para mais de 80 cidades brasileiras, além de dispor de 27 aeronaves e realizar 70 voos diários entre localidades do interior, conectando também com as capitais nacionais e, consequentemente, com destinos internacionais. A projeção é de crescer mais 20% nos próximos anos. “Sempre sonhamos em conectar os brasileiros com o Brasil, além de mostrar ao mundo a diversidade de belezas existentes aqui e estimular o potencial do desenvolvimento social e econômico por meio da aviação regional”, argumenta John Rodgerson, CEO da Azul.
A empresa tem outros serviços que a tornam diferenciada, como o fretamento de aeronaves para quem precisa contratar um voo particular. Os aviões estão prontos para atender a fretamentos personalizados, sejam grupos familiares, corporativos, turismos dos mais diversos e carga, que levam objetos aos mais remotos destinos brasileiros. A companhia ainda conta com os programas de manutenção aeronáutica e treinamento de pilotos com tecnologia de realidade virtual.
Todos os serviços são ofertados pelos 314 tripulantes da Azul Conecta. Desse total, 147 são pilotos e os demais estão divididos entre técnicos de manutenção, áreas administrativas e de suporte da companhia. “Algumas regiões do Brasil entendem mais a importância da aviação regional, como é o caso do Norte. Moradores de estados como Amazonas e Pará, por exemplo, costumavam fazer trajetos de barco que duravam dias, mas com a chegada da empresa passaram a visitar destinos em poucas horas. O objetivo é ampliar ainda mais os destinos atendidos e mostrar para todo o Brasil a importância do investimento na aviação regional”, afirma Flávio Costa, vice-presidente técnico da Azul e presidente da Azul Conecta.
Do total de cidades atendidas pela companhia, mais de 50% têm menos de 100 mil habitantes. De acordo com dados do último IBGE, mais de dois terços das cidades brasileiras têm até 20 mil habitantes. Esses municípios concentram pouco mais de 15% da população – 32 milhões de pessoas.
Frota mais diversa do Brasil
Os clientes que voam com a Azul Conecta têm à disposição aeronaves Cessna Gran Caravan, um turboélice regional monomotor com capacidade para até nove assentos. A frota da empresa tem 27 unidades do modelo, sendo três exclusivamente cargueiros, que contribuem para a expansão da Azul Cargo Express, unidade de cargas da companhia que pode levar materiais a cidades que não são atendidas por voos regulares da empresa. Dentre os 24 modelos restantes, 10 são Cessna Grand Caravan EX, modelo de última geração.
O foco da empresa continua sendo levar os brasileiros a todos os cantos do país, considerando os mais de 5 mil municípios. Atualmente, a companhia voa para cerca de 80 cidades, conectando, principalmente, as regiões Norte, Nordeste, Sul e Centro-Oeste. O cliente que se encontra nessas localidades pode comprar uma passagem aérea e voar até os Estados Unidos, por exemplo, com um único bilhete, pois todos os destinos atendidos pela Azul Conecta se ligam aos principais hubs da companhia, em Campinas (SP), Belo Horizonte (MG) e Recife (PE), além dos minis hubs em Campina Grande (PB), Belém (PA) e outros.
Em junho deste ano, a companhia recebeu autorização da Agência Nacional de Aviação Civil para transformar todos seus registros de manutenção em formato digital. A digitalização resulta, por exemplo, em redução de custos e facilita o registro e o compartilhamento de informações. Também garante que os procedimentos de manutenção sejam realizados conforme o previsto em manuais, reduz erros de preenchimento e orienta a gestão da frota sobre uma eventual indisponibilidade da aeronave.
O centro de operação da Azul Conecta fica em Jundiaí (SP). O local tem mais de 1.855m² de área construída e conta com 171 tripulantes alocados. O espaço é responsável por realizar a manutenção das aeronaves, além de contar com espaço para o treinamento de pilotos.