Azul Cargo Express – Airbus A321 chegou no BH Airport e iniciará as operações em fevereiro de 2025
Redação TranspoData
Foto Azul Cargo Express, Divulgação
A Azul Cargo Express, unidade de logística da Azul, recebeu o primeiro cargueiro Airbus A321P2F, que iniciará operações em fevereiro de 2025. O objetivo é aumentar a capacidade operacional, proporcionando mais rapidez nas entregas e novas oportunidades para os clientes. A segunda nova aeronave chegará em novembro.
Os dois A321-200 modelos CEO antes usados na operação de passageiros foram transformados em cargueiros. A Azul será a primeira operadora dessas duas aeronaves após a conversão. “A chegada de um novo avião significa que estamos cada vez mais perto de oferecer as melhores oportunidades e muito mais capacidade para atender os clientes atuais e os novos. São aeronaves modernas, com mais espaço, confiabilidade e que ainda possuem autonomia para voos internacionais. Com os dois cargueiros, vamos promover uma transformação logística no país”, comemora Izabel Reis, diretora da Azul Cargo Express.
Os Airbus A321P2F são capazes de transportar até 27 toneladas, oferecendo 14 posições de pallets e uma capacidade volumétrica total de 212m³. Comparados com a frota atual de Boeing 737-400F, os novos cargueiros proporcionam aumento de 39% na capacidade de peso e 50% na volumétrica, de 20% na utilização diária e redução de 27% no consumo de combustível por tonelada transportada. Estes avanços são acompanhados por uma diminuição nas emissões de CO2, com uma economia de até 9 mil toneladas por ano por aeronave, considerando o mesmo volume de carga.
Há ainda uma sinergia com a frota da Azul, incluindo manutenção de linha e hangar com os mesmos técnicos e habilitações, pilotos com a mesmas licenças e escala única para os dois tipos de operação, além do estoque e suprimento de peças, componentes aeronáuticos, e estrutura e suporte operacional. A Azul Cargo Express, que comemorou 15 anos em agosto, atua em mais de 5 mil municípios e possui 330 lojas, com entregas em até 24 horas para 2 mil cidades.