Para caminhoneiros e frotistas quando se fala em motores, transmissões, implementos, lonas e seguradora, há uma unanimidade absoluta. Eles não abrem mão das seguintes marcas, pela ordem citada: Cummins, ZF, Randon, Sansuy Vinilona e Porto Seguro. Nas quatro edições do Top of Mind do Transporte, quando perguntados sobre esses produtos, a maioria (mais de 50%) rápida e espontaneamente mencionou essas marcas.
O que as quatro marcas têm em comum, ainda que atuando em segmentos diferentes, é o tempo de Brasil. Todas elas estão no País há mais de 50 anos. Por isso não faz muito sentido aquela velha máxima segundo a qual “brasileiro tem memória curta”. Não tem não. Ao menos quando se trata de marcas que atuam no transporte isso muda muito. Empresas com mais de meio século e que seguem alinhadas e comprometidas com seu público alvo normalmente são as mais lembradas.
Frostistas e motoristas profissionais respeitam qualidades técnicas e operacionais dos motores Cummins bem como das transmissões ZF. São produtos que, há gerações, gozam de grande respeito por esses profissionais que conhecem, na prática, a confiabilidade que entregam. Além disso, outra tradição dessas duas marcas (que formam trem-de-força) são os bons serviços que oferecem ao mercado em todo o Brasil.
Diz Luis Pasquotto, vice-presidente da Cummins Inc e presidente da Cummins Brasil: “o prêmio Top of Mind do Transporte captura a real preferência dos clientes de modo muito preciso. Este é o motivo pela qual a Cummins se sente muito orgulhosa em vencê-lo pela quarta vez na sua categoria”. De acordo com o executivo, para a Cummins, é especial ser reconhecida em uma premiação onde os eleitores são transportadores, frotistas, caminhoneiros e demais profissionais da indústria.
“É uma honra sermos reconhecidos por esse público pelas nossas soluções, tecnologia e qualidade. Mais do que isso, o Top of Mind reconhece os esforços dos nossos profissionais que, mesmo diante de cenários desafiadores nos últimos anos, trabalharam com dedicação para entregar sempre o melhor”. Pasquotto conclui que “o reconhecimento se traduz ainda em mais responsabilidade para continuar inovando e contribuindo com o desenvolvendo de toda a cadeia produtiva”.
Para Carlos Delich, presidente da ZF América do Sul, “transmissões são produtos altamente complexos, que exigem um processo de desenvolvimento constante e engenharia da mais alta qualidade e precisão. A tecnologia presente nelas é uma peça-chave na eficiência, conforto e segurança dos veículos”.
Delich comenta que frotistas e motoristas profissionais, por viverem o dia a dia do transporte, têm melhores condições para reconhecer a alta qualidade técnica de um produto. “Eles não apenas sabem da importância de uma transmissão ZF, mas compreendem seu valor, atributos e diferenciais no mercado”.
Mais de 60 anos de Brasil também faz com que os transportadores, há gerações, vinculem a marca a transmissões de qualidade. “São décadas de inovação com os nossos clientes, frotistas e profissionais que rodam o país. Seu conhecimento combinado às inovações da ZF naturalmente se reflete no que há de melhor em produtos e serviços”.
Sobre o tetracampeonato da ZF: “é uma grande honra e satisfação sermos reconhecidos pela quarta vez consecutiva por quem vive a mobilidade! Seguiremos juntos pelas estradas do Brasil, carregando com muito orgulho o prêmio do Top of Mind do Transporte na categoria transmissões”.
Implementos e afins – Se no trem-de-força os transportistas lembram imediatamente de Cummins e ZF, quando arguidos sobre implementos, em todas as quatro edições do prêmio, a ganhadora inconteste foi a Randon, embora, nas últimas duas edições, com boa margem a favor de Librelato e Facchini, duas marcas que vêm ganhando importância, e crescendo, no mercado nacional nos últimos dez anos.
Segundo Sandro Trentin, diretor geral da Randon Implementos, “estar pelo quarto ano seguido como marca mais lembrada é motivo de orgulho para todo time e renova a nossa responsabilidade em seguir oferecendo produtos e soluções de qualidade aos nossos clientes”.
O executivo da Randon lembra que a empresa monitora continuamente sua reputação junto a seus clientes por meio de pesquisa de satisfação para promover ajustes rápidos quando há algum problema. “Isso tem nos mostrado que a qualidade e a confiabilidade são os pilares que sustentam a marca Randon e são as peças-chave do aprimoramento constante dos nossos canais de atendimento”.
Para Trentin, com as pesquisas “conseguimos entregar soluções que estejam em sintonia com as necessidades do transportador e reforçar o significado de parceira do trabalho que os clientes nos afirmam. A conquista do Top Of Mind do Transporte pelo quarto ano seguido comprova essa percepção que mensuramos constantemente, de que a dedicação, qualidade e segurança aplicadas nos nossos produtos e soluções são reconhecidas por todo o setor”.
Por cima da carreta, especialmente graneleira, quando carregado, rege a lei que é preciso ter lona. Caminhoneiro conhece bem este item que, se não for bom, e não ser bem cuidado, dá dor de cabeça, rasga, estraga e gera prejuízo. Por isso mesmo, quando perguntado sobre lona os profissionais da estrada consagraram os produtos da Sansuy Vinilona. É, sem dúvida, a marca mais querida e desejada do setor, com prestígio acima de 50% entre os usuários.
“Ao receber pela quarta vez consecutiva o Prêmio Top of Mind do Transporte no segmento Lonas, a Sansuy através da sua marca Vinilona sente-se honrada e acredita que o desenvolvimento de produtos com qualidade, além de manter a tradição em mais de 50 anos, desperta no mercado consultado, especialmente dos caminhoneiros, embarcadores e transportadoras, o reconhecimento do produto”, comenta João Carlos Birkholz Duarte, assessor de marketing da Sansuy.
No quesito seguradora outra unanimidade entre frotistas e motoristas é a Porto Seguro. Com mais de 70 anos de atividades ligadas ao seguro de vida e de veículos, a marca goza de grande prestígio na categoria. De acordo com Rose Matos, gerente do Porto Seguro Transportes, a empresa reconhece que o mercado de seguro de transportes é desafiador e, no último ano, as dificuldades foram ainda maiores.
A executiva credita a preferência dos motoristas pela marca ao trabalho que eles realizam no sentido de entender e atender esses profissionais mesmo nos momentos mais difíceis. “Criamos alternativas para nossos segurados que passaram por perdas na demanda de embarque e consequente dificuldade financeira. Acompanhamos e tratamos pontualmente todos os casos, trabalhando condições para que os contratos fossem mantidos e a situação dos nossos clientes não fosse agravada pela falta do seguro num momento tão sensível da economia. Acreditamos que esse cuidado e proximidade com os nossos segurados refletiu mais uma vez na conquista do prêmio”.
Complementa Rose Matos: “Portanto, é uma honra para o Porto Seguro Transportes ser a seguradora premiada no Top Of Mind do Transporte pelo quarto ano consecutivo. Agradecemos a parceria, comprometimento e engajamento dos Corretores, prestadores e nossos colaboradores. Ser reconhecida como uma das seguradoras preferidas dos empresários de transporte, dos caminhoneiros autônomos, frotistas e embarcadores reforça que estamos no caminho certo, sempre em desenvolvimento para oferecer um serviço de qualidade para os nossos clientes”.
- PRÓXIMA MATÉRIA: Adaptação gradual à realidade do mercado
- MATÉRIA ANTERIOR: Liderança consolidada