Negócio é um dos mais representativos globalmente para um único cliente na montadora

Redação TranspoData

Fotos Scania, Divulgação

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Em mais um passo inovador e sustentável na sua trajetória, a AMAGGI deu início ao uso de biodiesel puro (B100) em sua frota rodoviária. A entrega dos primeiros caminhões totalmente preparados para trafegar com o biocombustível foi realizada na fábrica da Scania, em São Bernardo do Campo (SP). Os veículos logo estarão no Mato Grosso, onde está a base da frota rodoviária da AMAGGI. O suporte diário para as operações dos produtos está sob responsabilidade da Casa Scania Rota Oeste.

Trata-se da principal compra de caminhões B100 da Scania na América Latina e uma das mais representativas globalmente para um único cliente. A AMAGGI passa a ter a maior frota rodoviária do agro abastecida exclusivamente com o combustível sustentável.

A adoção do uso do B100, que é produzido pela própria AMAGGI a partir de óleo degomado de soja, integra a estratégia de negócios e de sustentabilidade da empresa com o objetivo de reduzir as emissões de CO2. O biodiesel é uma alternativa viável à matriz de combustíveis fósseis, que são mais poluentes. De acordo com o GHG Protocol, a troca do diesel para o biodiesel deve trazer redução de aproximadamente 99% nas emissões de CO2.

Ao todo, são 101 veículos Euro 6 movidos a B100, sendo 100 do modelo 500 R 6×4 Super e um 500 R 6×2 Super – este para o transporte do biocombustível para os pontos de abastecimento. Os caminhões têm motores que atendem a nova lei de redução de emissões de poluentes, em vigor desde janeiro de 2023. “A descarbonização é um projeto da AMAGGI dentro de sua estratégia de negócios e de sustentabilidade. A entrega desses caminhões é um marco para a empresa, com o início da operação da frota rodoviária movida a B100”, ressaltou Claudinei Zenatti, diretor de logística e operações da AMAGGI.

Essa foi a primeira venda no Brasil de caminhões originais de fábrica da Scania que rodam com biodiesel 100%, realizada em novembro de 2023, e evidencia um movimento no mercado em busca de um sistema de transporte mais sustentável. “Os primeiros caminhões 6×4 100% movidos a biodiesel originais de fábrica são da AMAGGI, que se junta à Scania e à Rota Oeste para celebrar esta ocasião única. É uma das maiores frotas B100 da Scania no mundo. É um caso completo de ciclo sustentável”, salienta Simone Montagna, presidente e CEO da Scania Operações Comerciais Brasil. O executivo acrescenta que a montadora também tem expectativas positivas de vendas do modelo 6×2, já disponível com biodiesel 100%.

O lote comprado pela AMAGGI ainda é formado por 250 caminhões 560 R 6×4 Super, que também já começaram a ser entregues. “O 560 Super 6×4 oferece até 28% de economia de combustível sobre a geração anterior, e uma superior eficiência energética, ou seja, seu motor emite muito menos gases poluentes”, assinala Montagna.

Os caminhões vão operar no trecho entre o Norte de Mato Grosso até o terminal de Miritituba (PA), fazendo o transporte de grãos. A base da frota rodoviária da AMAGGI fica em Matupá (MT), local em que os veículos também serão abastecidos com o B100 e onde, recentemente, a Casa Scania Rota Oeste abriu uma filial para atender a demanda local.

Estratégia B100

O biodiesel B100 da AMAGGI é feito a partir de óleo de soja degomado. O processamento da soja ocorre em uma indústria esmagadora da companhia localizada em Lucas do Rio Verde (MT). De lá, a matéria-prima é enviada à fábrica de biodiesel, que entrou em operação ano passado e fica anexa à esmagadora. Sua capacidade de produção é de 338 mil m³ de biodiesel por ano, em uma área de mais de 26 mil m². Além das embarcações fluviais, a AMAGGI também vai começar a usar o B100 no maquinário agrícola da Fazenda Sete Lagoas, em Diamantino (MT), em uma parceria com a John Deere.

No Brasil, o biodiesel segue avançando na matriz energética. O percentual obrigatório de adição do biodiesel ao diesel passou a ser de 14% desde abril deste ano, por decisão do Conselho Nacional de Política Energética. Para o ano que vem está previsto novo aumento, para 15%.

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