Veículos serão usados no transporte de produtos agrícolas para exportação

Crédito
Volvo, Divulgação

Uma das maiores produtoras mundiais de grãos, a AMAGGI adquiriu 440 caminhões Volvo que serão utilizados no transporte de produtos agrícolas para a exportação. São 400 veículos do modelo FH 540cv 6×4, que levarão a produção das lavouras do Centro-Oeste até os terminais de transbordo da região Norte, e 40 unidades do VM, para tarefas de apoio. Os Volvo FH rodarão com uma composição de 74 toneladas de peso bruto total combinado, na configuração rodotrem basculante da Librelato, com duas caçambas de aço com ângulo de basculamento de 40 graus.

Os caminhões foram comercializados pela Auto Sueco, concessionária de caminhões e ônibus Volvo no Centro-Oeste do País, e a entrega está ocorrendo de forma gradual. Seguindo uma tendência de mercado, os veículos terão cobertura de planos de manutenção Volvo.

Com produção própria anual de cerca de 1,1 milhão de toneladas de grãos e fibras, a gigante do agronegócio está dobrando o tamanho de sua frota de caminhões, que chegará a 600 unidades. “Estamos expandindo a operação logística e melhorando a integração entre os sistemas rodoviário, hidroviário e ferroviário, proporcionando mais economia, aumentando a agilidade e diminuindo o impacto ambiental”, declara Anilton Carmo, gerente de logística da AMAGGI.

Maior empresa de grãos e fibras do Brasil, com comercialização de 17,8 milhões de toneladas no ano passado, a companhia também investe em infraestrutura para garantir a chegada da produção aos armazéns e fábricas. A fim de superar os desafios logísticos da cadeia de grãos, a empresa conta desde o ano passado com uma nova base em Vilhena (RO), localizada ao lado de seu armazém na cidade. Com 80 funcionários para dar suporte às atividades de transporte, ela serve ainda de apoio para os motoristas. Também para amparar a operação na BR-163, a frota ganhou um escritório provisório em Matupá (MT) até a conclusão das obras da nova base de operações logísticas no município.

Este ano, os caminhões passam a operar ainda na BR-163, uma das principais vias de escoamento da safra do Mato Grosso. Parte da frota dos novos Volvo FH rodará no trecho entre Mato Grosso e o Pará, abrangendo regiões mato-grossenses de cidades como Sorriso, Sinop e Matupá, até chegar a Miritituba (PA), onde os grãos são descarregados em uma estação de transbordo e seguem para exportação. A outra parte da frota rodará no Corredor Madeira, entre Mato Grosso e Rondônia, também com destino aos terminais portuários do Norte do Brasil.

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