Iniciativa envolve as marcas Volkswagen, Vamos e Gerdau

Roberto Hunoff

Foto VWCO, Divulgação

A Gerdau, Grupo Vamos, por meio das concessionárias Transrio e Tietê, e Volkswagen Caminhões e Ônibus se uniram em um programa para a renovação da frota nacional, que inclui a retirada de 140 caminhões com mais de 20 anos das estradas brasileiras. A aliança, anunciada em evento na unidade de produção de aço da Gerdau em Araçariguama (SP), teve a presença do vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, demais representantes do governo, executivos, empresários e imprensa.

A Vamos, uma empresa da Simpar, líder nacional em locação e venda de caminhões, máquinas e equipamentos, com rede de concessionárias de veículos novos e seminovos, adquiriu 140 caminhões com mais de 20 anos de fabricação (o mais velho com 53 anos), que eram de propriedade de motoristas autônomos. “Essa ação está alinhada ao propósito de, com nosso ecossistema de negócios, contribuir com a renovação da frota brasileira. Com a predominância do transporte rodoviário, a modernização e redução da idade dos caminhões em circulação no Brasil é essencial para melhorar a eficiência logística e produtividade do setor. Tão importante quanto isso é promover benefícios para a economia, saúde, segurança e meio ambiente”, destaca Gustavo Couto, CEO da Vamos.

A idade dos veículos comprados pela Vamos varia de 28 a 53 anos, nos quais foram investidos mais de R$ 5,6 milhões. Para realizar a aquisição, a empresa prospectou caminhões em locais onde se concentram esse tipo de veículo, como os portos em Santos (SP) e no Rio de Janeiro (RJ). Com 53 anos, por exemplo, o veículo mais antigo estava em atividade no Porto de Santos, onde atuava no transporte de mercadorias entre armazéns.

Após a desmobilização, a Vamos encaminhará os veículos adquiridos à Gerdau, maior recicladora de sucata ferrosa da América Latina, que será responsável por transformá-los em matéria-prima para a produção de aço 100% reciclável e com uma baixa pegada de carbono. A Gerdau recicla anualmente 11 milhões de toneladas de sucata metálica, equivalente ao volume de carros produzidos em um período de cinco anos.

O aço é um material infinitamente reciclável e, para cada tonelada de sucata reciclada, é evitada a emissão de 1,5 toneladas de CO₂e (gases de efeito estufa). Como resultado de sua matriz produtiva sustentável, a Gerdau possui, atualmente, uma das menores médias de emissão de CO₂e, equivalente a aproximadamente a metade da média global do setor, que é de 1,91 t de CO₂e por tonelada de aço.

Como parte desse processo de renovação, a Vamos irá adquirir 140 caminhões zero quilômetro da Volkswagen Caminhões e Ônibus, que estão dotados da última tecnologia disponível no país para motores a diesel e geram menos emissões. Os veículos serão comprados utilizando o benefício do governo federal anunciado em junho, que disponibilizou R$ 700 milhões para a renovação da frota de caminhões e R$ 300 milhões para ônibus com mais de 20 anos, com descontos que variam de R$ 33 mil a R$ 99 mil.

Os novos veículos VW contam também com alto nível de inteligência embarcada para garantir mais segurança na operação e oferecem ainda mais conforto para maior qualidade de vida dos profissionais. “Há mais de 20 anos, a Volkswagen Caminhões e Ônibus defende a criação de um plano para renovar as frotas brasileiras de caminhões e ônibus, que estão envelhecidas, cada vez menos seguras e mais poluentes. O programa federal nos permitirá, em parceria com as empresas Simpar, Vamos e Gerdau, levar seus benefícios a toda a cadeia produtiva, ao ciclo de vida útil dos produtos e, principalmente, aos frotistas e transportadores autônomos brasileiros”, explica Roberto Cortes, presidente e CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus.

Projeto piloto de renovação

Em 2021, o Grupo Vamos realizou um projeto piloto para avaliar o impacto de um programa de renovação envolvendo 50 caminhões antigos, com mais de 20 anos, e assim identificar benefícios e oportunidades nos segmentos que fazem parte dessa cadeia de valor. A companhia investiu R$ 2,4 milhões na compra dos caminhões e no acompanhamento da jornada de 50 motoristas autônomos, proprietários desses veículos. Nesse estudo foi contemplado o ciclo completo, da desmobilização à reciclagem, além de incluir indicadores e informações públicas para projetar diferentes impactos em âmbito socioambiental e de desenvolvimento econômico.

Ao avaliar o desdobramento do projeto, no caso do destino do valor recebido pelos motoristas que venderam seu caminhão, 56% investiram na compra de um caminhão mais novo, 20% reservaram para emergências e 24% para projetos pessoais ou pagamento de dívidas. Ao entrevistar os participantes após um ano do projeto, 86% informaram melhoras na qualidade de vida. Dentre esses entrevistados, 23% alegaram que os caminhões mais novos proporcionam mais conforto e segurança nas viagens, 23% indicaram redução do estresse, 10% responderam que podem passar mais tempo com a família e 44% apontaram outros benefícios.

O estudo da Vamos também identificou benefícios ambientais, sociais e de saúde e segurança. Um estudo realizado pela Fundação Espaço Eco apontou a redução de 66% no lançamento de material particulado na atmosfera, devido à maior eficiência e menor consumo de combustível de caminhões mais novos, por exemplo.

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