Modelo FM Electric está sendo apresentado a transportadores em diferentes regiões para coletar as impressões iniciais em aplicações tipicamente brasileiras

Roberto Hunoff

Fotos Volvo, Divulgação

Anunciados durante a Fenatran 2022, os testes com caminhões 100% elétricos da marca Volvo estão sendo realizados junto a transportadores de diferentes setores e regiões do Brasil. “Estamos colocando veículos em empresas de transporte com operações regulares para que os frotistas sintam os benefícios e os avanços da tecnologia. Os relatos têm sido muito positivos”, anuncia Wilson Lirmann, presidente do Grupo Volvo América Latina.

O objetivo é entender as expectativas e demandas dos potenciais clientes, além de coletar dados técnicos nas diferentes aplicações. “Iniciaremos nossa jornada da transformação do transporte pesado no Brasil em aplicações específicas, para gradualmente expandir a tecnologia a outros segmentos”, explica Alan Holzmann, diretor de estratégia e planejamento de produto caminhões da marca.

As rotas misturam trechos urbanos e de rodovias, obedecendo às condições reais das demandas de cada transportador. Na maioria das vezes, os veículos fazem embarque nas unidades produtoras e levam a carga para centros de distribuição ou mesmo até o destino final. “Colocamos os caminhões à prova nas aplicações típicas em que vão rodar. E eles estão se saindo muito bem”, afirma Marco Mildenberg, gerente de eletromobilidade da Volvo.

Boa autonomia

Caminhão Volvo FM ELECTRIC 100% Elétrico. Foto: Rodolfo Buhrer / La Image / Volvo

O Volvo FM Electric cavalo mecânico tem potência de 490kW (660hp), com opções de peso bruto total combinado de até 44 toneladas. Ele pode ser equipado com três motores elétricos e até seis baterias (540kWh). Com autonomia de até 300 quilômetros, é apontado como ideal para operações no entorno de centros urbanos. O carregamento pode ser feito em estações no pátio da transportadora e pode levar de 1h30 até 8h, dependendo da quantidade de baterias e tipo de carregador.

Com suspensão a ar em todos os eixos, o modelo é dotado de freios de regeneração, isto é, recupera a energia quando é freado. O modelo tem baixíssimo nível de ruído, tornando-o ótima alternativa para aplicações próximas a áreas residenciais. Sem emissões de gases, pode ser utilizado em ambientes fechados como galpões e armazéns. “O Volvo FM Electric é um produto global, com nossa mais alta tecnologia mundial disponível em caminhões 100% elétricos”, assegura Holzmann.

A Volvo está na vanguarda global em transporte pesado sustentável, com a meta de reduzir em 50% as emissões de CO² de seus veículos até 2030 e, em 100%, até 2040. A marca é líder em elétricos pesados na Europa e nos Estados Unidos e tem quase 5 mil unidades entregues com essa tecnologia em todo o mundo. “O início dos testes do Volvo FM Electric no Brasil é mais um passo da nossa jornada global rumo à descarbonização do setor. A meta é garantir transportes 100% mais seguros, produtivos e livres de CO²”, assegura Lirmann.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here