Negociação foi efetivada no final de setembro

Roberto Hunoff

Crédito

Coopercarga, Divulgação

O Grupo Coopercarga, de Concórdia (SC), assinou contrato de compromisso para a aquisição da TSV Transportes, que atua com cargas fracionadas de alto valor agregado nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Com o negócio, a Coopercarga reforça seu posicionamento como uma das 10 maiores empresas de transporte do país. A estimativa de faturamento para o próximo ano é de R$ 2 bilhões, resultado da consolidação de negócios importantes em prospecção, mais sinergias e aumento no portfólio de serviços na carteira de clientes.

Os sócios da TSV, Carlos Candal Neto e Fernando Candal, permanecem na sociedade e atuarão como diretores na empresa. O Grupo Coopercarga tem 32 anos de atuação no mercado e mais de 60 unidades no Brasil e na América Latina.

Adoção do GNV

Outra decisão de setembro foi o início de operação, no estado de São Paulo, dos primeiros seis conjuntos de carretas movidas a gás natural veicular para o cliente Natura &Co. Os veículos, que fazem o transporte de produtos acabados da marca, também estão habilitados para rodar à base de biometano, que reduz ainda mais o impacto da atividade no meio ambiente. Já de início, a projeção é emitir 16% menos poluentes em relação à frota movida a diesel.

Com o uso do biometano, que pode ser viabilizado até o primeiro semestre de 2023, o potencial de redução de emissões chega a 82%, na medida em que a oferta do biocombustível se amplie no país. Como resultado imediato dessa transformação logística, mais de 98 toneladas de gases do efeito estufa deixarão de ser lançadas na atmosfera a cada ano.

Os veículos serão conduzidos por motoristas mulheres. Em um ano, serão realizadas 12 mil viagens, percorrendo 640 mil quilômetros. Inicialmente, as carretas vão circular em duas rotas, que compreendem os municípios de São Paulo, Cajamar e Itupeva, sedes de unidades fabris e de centros de distribuição da Natura.

Tendo como trajeto as principais rodovias do estado, como Bandeirantes, Anhanguera e Dom Gabriel, as carretas levarão estampadas em seus baús a mensagem da Jornada de Impacto Positivo, iniciativa que representa a ambição da Natura em ser net zero (zerar emissões líquidas) até 2030, propósito alinhado aos objetivos Coopercarga que buscam práticas de ESG no transporte. “Existe uma relação direta entre o transporte e a sustentabilidade em função do impacto da emissão de CO². A Coopercarga tem um compromisso de reduzir a emissão e trazer projetos práticos e assertivos, como esse que vemos na parceria com a Natura &Co”, destaca Leandro Rocha, diretor comercial do Grupo Coopercarga.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here