Principais novidades são o novo motor de fabricação própria e a sétima geração da transmissão I-Shift
Roberto Hunoff
Crédito: Fotos Volvo, Divulgação
Desenvolvidos para atender a nova regulamentação de emissões Euro 6/Proconve P8 em 2023, os novos caminhões Volvo VM são os mais completos desde que a linha foi lançada no Brasil em 2003. Todas as versões estão equipadas com um novo motor de oito litros, de fabricação própria da Volvo, e a sétima geração da I-Shift, a mesma do FH, FM e FMX Euro 6.
O Volvo D8K, um motor de oito litros com novo turbo de alta performance e injeção common rail, substitui o propulsor de sete litros da geração anterior. Segundo a montadora, a tecnologia se ajusta para baixar as rotações para menor consumo e se adapta em altas rotações quando é preciso mais desempenho. A nova plataforma oferece potências maiores de 290cv e 360cv, com torque de 1.050 Nm e 1.400 Nm, respectivamente. “Com esse novo motor o consumo de combustível é até 10% menor, dependendo da topografia, carga e tipo de operação”, assegura Jeseniel Valerio, gerente de engenharia de vendas da marca.
O executivo também cita a melhor performance com maiores velocidades médias e os freios-motor mais potentes, de 210cv e o VEB de 300cv. Há também novas opções de tomada de força de fábrica, disponíveis em todas as motorizações, e novos softwares para gerenciar a plataforma eletrônica do veículo. Nesta nova versão, o desligamento do motor após cinco minutos em marcha lenta é automático, uma mudança para incentivar mais economia.
A nova transmissão recebeu inúmeros aprimoramentos que possibilitam trocas de marcha mais rápidas, precisas e suaves. “Com uma inteligência ainda maior e módulos eletrônicos novos, as inovações repercutem em maior desempenho e menor consumo de combustível, além de melhor dirigibilidade e conforto para o motorista. A calibração foi desenvolvida pela engenharia brasileira, adequando-a às condições locais de operação”, destaca Alcides Cavalcanti, diretor executivo de caminhões da Volvo.
Nesta geração, o VM ganhou a função heavy start (subida pesada), que aumenta a eficiência do caminhão para vencer rampas. A caixa tem sensores que medem a inclinação da rampa e até a quantidade de carga que o caminhão leva, modulando o giro para concentrar mais torque no momento adequado da manobra em aclives, tudo feito automaticamente, seja numa operação rodoviária ou vocacional. Para maior produtividade e disponibilidade, a Volvo colocou novas relações de diferencial dos eixos traseiros. A versão manual de nove velocidades continua disponível como opcional ou para versões específicas, como o VM City.
O VM sai equipado agora a I-Roll, já presente na linha F, que possibilita a capacidade de rolagem do caminhão no pavimento sem diminuir a velocidade ou comprometer a segurança. A função coloca a transmissão automaticamente em neutro assistido e garante que o caminhão aproveite o embalo que a topografia proporciona, gerando uma economia adicional de combustível.
O novo motor permitiu também a implantação da aceleração inteligente Volvo. Algoritmos projetados pelos engenheiros identificam a necessidade real de torque conforme a topografia e a carga, controlando a injeção de combustível durante a utilização do pedal do acelerador. A VM traz novos modos de condução, sendo dois para os veículos rodoviários (econômico e performance) e dois para os caminhões vocacionais (econômico e off road). Os veículos da nova linha saem agora com um pacote completo de espelhos, incluindo o frontal e o de meio fio, e faróis DRL em LED para todos os modelos, incluindo os vocacionais.
Versão exclusiva
O VM cavalo-mecânico vem agora também na exclusiva versão Tractor Power, equipado sempre com o motor de 360cv, freio motor VEB de 300cv e caixa I-Shift. Disponível exclusivamente na versão 4×2, é indicado para operações de logística e médias distâncias, na faixa das 40 toneladas.
A Volvo também promoveu mudanças nos VMs off road. É uma nova família vocacional, composta pelos modelos VMX e VMX Max. Os veículos têm para-choque de aço e duplos eixos trativos 6×4 e 8×4, além de possibilidade de escape vertical. Também foi acrescido o VMX Max 6×4 rígido, que tem PBT de 34 toneladas, duas a mais que o antecessor. Esta versão vem com o motor de 360cv e freio motor VEB de 300cv.
Com chassi duplo reforçado, tem uma suspensão dianteira parabólica de oito toneladas, sendo a traseira semielíptica de 26 toneladas. O modelo compartilha uma série de componentes com o caminhão pesado FMX, como a caixa de câmbio I-Shift de sétima geração, o eixo traseiro com redução nos cubos, os freios Z-CAM, a suspensão traseira e a viga do eixo dianteiro.
Mais economia, menos gases
Os modelos da linha 2023 de caminhões FH, FM e FMX chegam com mais desempenho, maior economia e redução na emissão de gases poluentes, em linha com a nova regulamentação Euro 6/Proconve P8. Com as inovações, o consumo de combustível pode ser até 8% menor em relação à geração atual.
Oferecido nas potências 380cv, 420cv, 460cv, 500cv e 540 cv, o novo motor Volvo D13K Euro 6 é um dos protagonistas da nova linha. “O D13K foi projetado com uma especificação mais evoluída e um sistema mais eficiente de pós-tratamento de gases”, afirma Jeseniel Valerio, gerente de engenharia de vendas.
Outra evolução é o novo turbocompressor, mais silencioso e que permite gerar torque máximo em rotações ainda menores. Com as inovações, é exatamente o mesmo motor que equipa os caminhões da marca na Europa e nos principais mercados globais.
Algumas das características técnicas já aplicadas foram mantidas. São os casos da aceleração inteligente Volvo e o I-See pré-mapeado. Desde o início da viagem, a tecnologia recebe as informações da estrada via conectividade e faz a gestão dos dados de topografia para gerenciar de forma mais eficiente o embalo, a aceleração, as trocas de marcha e o freio motor para economizar combustível. “A inteligência mais evoluída entende qual é o melhor momento para despender mais potência e garante um comportamento mais adequado em cada momento da condução do veículo”, afirma Jeseniel Valerio, gerente de engenharia de vendas da Volvo do Brasil.
Todo o sistema de acionamento da embreagem foi aprimorado, com componentes mais robustos e um novo software, que inclusive evita trocas de marchas desnecessárias, quando, por exemplo, em aclives. A caixa possui ainda novos componentes que a tornaram ainda mais precisa e com a manutenção facilitada, com longos intervalos entre as trocas de óleo.
O conjunto de frenagem das engrenagens e o sistema pneumático da caixa são todos novos, também possibilitando melhor sincronização, mais controle e rapidez nas trocas. Com nova arquitetura elétrica e eletrônica, o gerenciamento do sistema de mudança de marchas é mais rápido e suave.
Com 12, 13 ou 14 velocidades na linha F, a transmissão manteve alguns atributos, mas evoluiu em outros aspectos, tanto para o uso rodoviário como na utilização vocacional, onde o veículo é ainda mais exigido. A eletrônica do equipamento garante maior aproveitamento do torque, principalmente nos momentos em que é preciso manter a velocidade média. Na prática, as melhorias resultam em diminuição do consumo de diesel, melhor reação do acelerador, maior desempenho do caminhão e mais conforto para o motorista.
Reforço para alcançar a meta Zero Acidentes
A oferta de itens de série para a segurança vai além das exigências da legislação. Alcides Cavalcanti, diretor executivo de caminhões da Volvo, define os avanços como mais um passo da montadora rumo ao objetivo Zero Acidentes. Todos os modelos rodoviários do Volvo FH Euro 6 trazem de série freios eletrônicos EBS, piloto automático adaptativo, frenagem de emergência, programa eletrônico de estabilidade, piloto automático de descida, VEB+, air bag, luzes de freio de emergência, espelhos auxiliares, controle de tração, bloqueio automático do diferencial, auxílio de partida em rampa, freio de estacionamento com ativação/desativação automática, cabines com célula de sobrevivência, para-choque frontal anti-intrusão, teto solar com saída de emergência, freios ABS e pré-tensionador do cinto de segurança. Como opcionais, direção inteligente VDS, detector de atenção, monitoramento da faixa de rodagem, sensor de ponto cego, câmera de ponto cego e freio anticanivete.