Montadora agrega uma série de tecnologias aos chassis 11.180 S e 17.230 S
Roberto Hunoff
roberto@transpodata.com.br
Crédito
VWCO, Divulgação
Além dos modelos apresentados, marca anuncia uma versão com o conceito Prime
A Lat.Bus 2022 serviu como palco para a apresentação dos novos modelos da Volkswagen Ônibus e Caminhões: Volksbus 11.180 S e 17.230 S, os primeiros integrantes da nova família de ônibus que atendem às normas de emissão de poluentes do Proconve P-8, equivalente ao Euro 6. Os veículos da montadora chegam com novidades tecnológicas para suprir necessidades do segmento em segurança, conforto e rentabilidade.
No quesito conforto, os novos ônibus da marca dispõem de ergonomia adaptada a fim de oferecer uma melhor manobrabilidade e direção aprimorada para os motoristas. Por esse motivo, o painel de instrumentos passa a ter um melhor ângulo de visão e funcionalidades exclusivas, o que favorece a operação do veículo. O volante foi remodelado e a alavanca de marchas, reposicionada. No Volksbus 17.230, o cliente ainda pode escolher a configuração com transmissão automática ou manual. Os ônibus da linha também contam com a suspensão pneumática.
A segurança ganha destaque com a incorporação do controle de estabilidade, tecnologia que evita derrapagens e diminui riscos de perda do controle da direção e que a VWCO antecipa em seu portfólio para 2023. Mesmo nas versões com transmissão manual, os Volksbus 11.180 e 17.230 já vêm equipados com o assistente de partida em rampa, cujo objetivo é auxiliar os motoristas para partidas sem dificuldades, mesmo em subidas íngremes. O bloqueio de partida de portas abertas vem para oferecer ainda mais segurança ao passageiro.
A nova tecnologia embarcada dos veículos disponibiliza informações e avaliações sobre o desempenho do operador em suas rotas, bem como recomenda a melhor forma de direção para aprimorar o consumo de combustível. O Volksbus 11.180 ainda tem novos entre eixos, o que representa maior flexibilidade de configurações de acordo com a necessidade da operação. O modelo 11.180 é equipado com motor Cummins ISF 3.8L de 175cv e o 17.230 com MAN D08 34 de 225cv.
Entre as novidades da família Volksbus para 2023, a VWCO vai estrear o conceito Prime, que estará disponível numa versão de 17 toneladas. A configuração agrega os avanços tecnológicos e opcionais premium da linha em um chassi com 256cv de seis cilindros, transmissão automática e suspensão pneumática.
A fabricante ainda exibe novidades relacionadas ao universo de serviços com soluções digitais que facilitam a operação do cliente e expande seu portfólio de peças e acessórios para toda a família Volksbus. O objetivo é oferecer o melhor custo operacional, seja aumentando a disponibilidade para operação ou reduzindo o impacto financeiro em no custo total da operação do cliente (TCO).
A partir de agosto, os clientes Volksbus contam com formação de instrutores de condução econômica para ônibus. O objetivo é pulverizar esse conhecimento para os proprietários de chassis VW.
Negócios acelerados
A VWCO acelera vendas com negócios recentemente fechados, que somam cerca de três mil unidades distribuídas por todo o país, com projeção de entrega até o primeiro trimestre de 2023. Destas, 2.300 irão compor o novo lote do programa federal Caminho da Escola, conquistado com exclusividade pela Volkswagen Caminhões e Ônibus. A licitação consolida a marca como maior fornecedora da iniciativa do governo brasileiro.
Os demais chassis Volksbus desembarcarão em praças brasileiras, como São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Manaus, Recife, Aracaju e Foz do Iguaçu, entre outros. Solução inédita da marca para o mercado, o Volksbus 22.280 ODS, superônibus com carrocerias de até 15 metros de comprimento, corresponde a 50 unidades desse volume. Em breve, unidades ocuparão corredores BRT, substituindo versões que anteriormente operavam com ônibus articulado. Até o fim do ano serão 35 veículos transportando a população da capital fluminense.
O crescimento dos ônibus VW também ultrapassa as fronteiras. Em comparação com o primeiro semestre do ano passado, a marca dobrou as vendas de ônibus no exterior, saltando de 378 para 758 unidades. Entre os destaques estão negócios com Angola, Colômbia e México.
- PRÓXIMA MATÉRIA: Volvo lança rodoviário mais potente do mercado
- MATÉRIA ANTERIOR: Sprinter trouxe para o Brasil o segmento de large vans