Montadora também indica que chassi tem tecnologias para reduzir consumo de combustível em até 9%

Roberto Hunoff
roberto@transpodata.com.br

Crédito
Volvo, Divulgação

O novo modelo Volvo B510R, apresentado na Lat.Bus e que chega em 2023, é o ônibus mais potente do Brasil e faz parte de uma linha de chassis recém apresentada na Europa. Os novos motores de 13 litros com emissões nível Euro 6, a nova geração da transmissão I-Shift e os diversos outros avanços reduzem o consumo de combustível em até 9%, noticia a montadora. “É o ônibus mais potente, inovador e moderno que a Volvo já criou. Ele estabelecerá um novo patamar em veículos rodoviários no continente latino-americano”, comemora Fabiano Todeschini, presidente da Volvo Buses América Latina.

Serão versões 4×2, 6×2 e 8×2, nos modelos B380R, B420R, B460R e B510R. Na versão 4×2, a capacidade de carga é de 19,5 toneladas; na 6×2, é de 24,75 toneladas; e, na 8×2, a capacidade chega a 29,25 toneladas.

De acordo com a Volvo, os aprimoramentos tornaram o chassi ainda mais conectado, seguro e ambientalmente correto que seus antecessores. O motor e a caixa de câmbio são novos e os mesmos que equipam o Volvo FH, caminhão mais vendido do mercado brasileiro dentre todas as categorias. “A maior comunalidade com a linha de caminhões da marca contribui para a introdução de novas tecnologias, ao mesmo tempo em que agiliza o fornecimento de componentes no pós-venda ao cliente”, observa Paulo Arabian, diretor comercial de ônibus Volvo no Brasil.

O novo motor de 13 litros, com emissões reduzidas, atende às normas Proconve P8/Euro 6, que vigoram a partir de 2023. Possui a tecnologia Common Rail, que consegue maior pressão de injeção de combustível, fazendo com que a queima seja perfeita, gerando maior eficiência energética. Os veículos trazem também a tecnologia de Aceleração Inteligente Volvo, que entrega torque na medida exata para o melhor desempenho. “Todo o trem-de-força e sua instalação foram projetados para garantir um menor consumo de combustível e um menor número de paradas para manutenção para todo o conjunto”, destaca Gilcarlo Prosdócimo, gerente de engenharia de vendas de ônibus.

Outro aperfeiçoamento é a bomba de água eletrônica e um compressor de ar que desacopla quando não está trabalhando. Os ventiladores do radiador e do Intercooler são elétricos e só ligam, parcial ou totalmente, quando é necessário, reduzindo a perda mecânica e hidráulica. A transmissão dos novos chassis é a I-Shift, que em sua 7ª geração permite trocas de marcha ainda mais rápidas e suaves. “Esse conjunto de inovações faz com que os novos chassis pesados Volvo Euro 6 sejam até 9% mais econômicos dos que seus antecessores, dependendo da topografia e rota”, completa Arabian.

Mais segurança

Os novos ônibus têm ainda mais segurança. O freio motor VEB (Volvo Engine Brake) tem agora 510hp, 30% a mais do que a versão anterior e continua sendo o mais potente em todo o mercado. As tecnologias Volvo, como o sistema de segurança ativa, programa eletrônico de estabilidade e freios a disco com sistema de controle eletrônico EBS de 5ª geração, continuam presentes na nova linha. Nessa geração de chassis, o sistema de segurança ativa está habilitado também para carrocerias com para-brisa bipartido. Também estão presentes os avisos de colisão frontal com frenagem de emergência e de mudança de faixa, sinal de alerta no para-brisa, piloto automático adaptativo e o assento vibratório.

Adicionalmente, a montadora oferece como opcional de segurança o sistema de zonas de segurança. Essa tecnologia, exclusiva da marca, utiliza dados de GPS para reduzir a velocidade automaticamente em áreas críticas como descidas de serra, curvas perigosas ou terminais rodoviários. Outra novidade opcional é o Volvo Dynamic Steering, um sistema de direção criado pela marca, que controla a condução com alta precisão, mais suavidade ao volante e confere estabilidade maior ao veículo.

As inovações chegaram também ao posto de trabalho do motorista, com um novo painel de instrumentos totalmente digital, o mesmo dos caminhões Volvo FH, com mais de 90 funções. O motorista pode customizar três modos de visualização dos instrumentos, dependendo das informações que desejar priorizar. O volante de couro é novo e o condutor tem agora os controles do piloto automático e do computador de bordo sem a necessidade de mover as mãos, podendo inclusive atender o telefone pelo sistema Bluetooth sem tirar a visão da estrada.

Os novos chassis também têm alternadores eletrônicos. Conectados entre si, eles têm vida útil maior e uma melhor eficiência de carregamento de bateria. Outra mudança ocorreu na arquitetura eletrônica, chamada Multiplex 3. Ela é totalmente nova, garantindo maior velocidade de dados e ainda maior eficiência no encarroçamento dos chassis.

Elétrico em primeira exibição

A Volvo exibiu na Lat.Bus seu primeiro chassi de ônibus totalmente elétrico. Com zero emissões, o Volvo BZL é um veículo para as cidades que planejam avançar em descarbonização e melhorar a qualidade do ar por meio de um transporte público eficiente. Pode ser equipado com três a cinco baterias de lítio níquel cobalto óxido de alumínio (NCA) de 94kWh cada, dependendo da aplicação a que for destinado. “O BZL traz a nossa experiência em ônibus elétricos, que há anos circulam na Europa. Com esse novo chassi, poderemos contribuir para o transporte público sustentável também em outros mercados”, afirma Fabiano Todeschini.

Com autonomia de até 300km, ideal para o ciclo urbano, as baterias do veículo podem ser recarregadas na garagem do operador no período noturno. Também é possível fazer recargas rápidas, de seis minutos, nos pontos finais de linha, através de um carregador de teto. O modelo é movido por um ou dois motores elétricos de 200kW cada, instalados na parte traseira, com um torque total de 800Nm para os dois propulsores.

O BZL oferece múltiplas opções de encarroçamento. Está projetado para carrocerias de nove a 13,2 metros de comprimento, com capacidade para até 90 passageiros, com ar-condicionado. O veículo pode ser dotado de ar-condicionado totalmente elétrico e também calefação elétrica para os passageiros.

Globalmente, o modelo de oferta comercial do BZL é baseado num contrato de energia para a operação durante um determinado período de tempo, dependendo da quilometragem percorrida, da energia usada, do potencial de carregamento e da velocidade do veículo. “É a energia como um serviço”, explica Paulo Arabian.

Outro destaque do chassi BZL é sua reciclabilidade. Ao final da vida útil do veículo, 90% dos componentes podem ser reindustrializados ou reintroduzidos em outros ciclos de vida, incluindo as baterias.

O veículo pode ser equipado com o sistema de zonas de segurança, via GPS. O sistema funciona por meio do mapeamento de áreas mais propensas a acidentes, como regiões perto de terminais, escolas e hospitais. Mesmo quando o motorista acelera, o veículo nunca ultrapassa a velocidade máxima programada para o trajeto.

Lançado globalmente em setembro de 2021, o BZL já tem unidades comercializadas no Reino Unido e na Austrália. O veículo é produzido na unidade fabril de Borås, na Suécia.

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