Mercedes-Benz domina com família Sprinter mas chinesa Foton começa a mostrar suas garras
Mauro Cassane
Imgem, Divulgação
O segmento de caminhões semileves não é tão significativo nas vendas totais no Brasil. É o menor segmento, representando apenas 3,47% do total de licenciamentos no ano passado. Está encolhendo. Ano retrasado, em 2023, esse segmento representava 4,73% das vendas.
No ano passado foram 4.232 unidades emplacadas. Reinam absolutas neste segmento dois modelos da Sprinter, da Mercedes-Benz: o modelo 417 (veja test drive nesta edição) e o modelo 517. O modelo 417, mais compacta, foi a mais vendida: 2.344 unidades, abocanhando 55,39% deste segmento.
Já o modelo 517, de maior volume, fechou ano passado com 752 unidades licenciadas e respondeu por outros 17,77% do segmento. Ou seja, juntas, elas ficam com mais de 70% das vendas desse segmento.
Os demais modelos ficam com uma fatia bem menor. A Iveco segura a terceira e quarta posição com a Família Daily. Os modelos Daily 45-170 e 55C17 tiveram, respectivamente, vendas de 385 e 208 unidades no ano passado, chegando, juntas, a pouco mais de 14% deste segmento.
Uma surpresa foi o levinho da Foton, o Aumark 315, que há dois anos sequer constava entre os 10 mais vendidos e fechou o ano passado com 99 emplacamentos ficando na sexta colocação do segmento e respondendo por 2,34% das vendas. Vale destaque que o produto da Foton foi apresentado ao mercado nacional em junho do ano passado e só começou mesmo a ser vendido em julho.