Operadora naval passa a atuar no mercado de ship-to-ship bunkering

Redação TranspoData

Foto Norsul, Divulgação

Com um olhar atento ao mercado de navegação, a Norsul dá mais um passo significativo na estratégia de diversificação e crescimento. Atendendo a uma demanda crescente do mercado, a companhia anuncia nova operação de ship-to-ship bunkering, que consiste no abastecimento de combustível de embarcações de grande porte. Este serviço será realizado na área de fundeio da Baía de São Marcos, no Maranhão, utilizando uma embarcação de aproximadamente 16.000 DWT, com capacidade para realizar em média 30 operações por mês.
Em sinergia com a estratégia de diversificação do negócio, o novo serviço faz parte de um alinhamento à evolução do mercado de navegação brasileiro. “Nesse contexto, surge uma excelente oportunidade para oferecermos serviços em transporte aquaviário para além da cabotagem. A partir de outubro, ampliamos a atuação para o apoio portuário com a prestação de serviços de STS bunkering”, explica Christian Lachmann, diretor de chartering e operações da Norsul.

O executivo destaca que este momento é um reflexo da estratégia da companhia, que busca novos setores e parcerias, reforçando protagonismo no mercado de navegação. “Estamos em uma nova fase de expansão da companhia e diversificação dos negócios. Em 2023, iniciamos com a cabotagem de contêineres com a Norcoast e, agora, realizaremos operações portuárias de ship-to-ship bunkering, ampliando mais uma vez o core business”, afirma.

Lachmann salienta que, desde 2014, a Norsul transporta uma ampla gama de granéis líquidos, incluindo cargas classificadas IMO 1 e IMO 2. Em 2016, iniciou o transporte de hidrocarbonetos, produtos químicos, óleos agrícolas e biocombustíveis. Em 2023, a empresa transportou 2,9 milhões de toneladas de carga líquida. “A expertise no transporte de líquidos foi crucial para essa nova operação, que é mais complexa operacionalmente”, relata.

O bunker tem importância fundamental para o bom funcionamento do comércio nacional e internacional, sendo a principal fonte de combustível para embarcações. Segundo dados da Allied Market Research, o mercado mundial de bunker tinha um valor de US$ 109,6 bilhões em 2020, sendo esperado crescimento de 4,3% por ano, até atingir o valor de US$ 164,9 bilhões em 2030.
A operação será realizada em área do Porto de Itaqui, localizado na Baía de São Marcos. Segundo Fabiana Durant, gerente executiva náutica da empresa, a região possui uma das maiores amplitudes de maré do Brasil, podendo ultrapassar sete metros, o que se reflete em fortes correntes marítimas. “A operação exige expertise para lidar com as variações intensas de condições ambientais. Contudo, temos uma equipe técnica robusta para executar esse tipo de trabalho”, assinala. A Baía de São Marcos é considerada um centro relevante e estratégico para o comércio nacional e internacional.

Empresa brasileira de navegação e integração logística com sede no Rio de Janeiro, a Norsul possui 60 anos de experiência em cabotagem no Brasil. Em 2023, transportou 16 milhões de toneladas de granéis sólidos, como cimentos, minerais, produtos siderúrgicos e outras commodities, e líquidos (hidrocarbonetos, derivados e biocombustíveis), com receita de R$ 1,5 bilhão. Tem 20 embarcações próprias destinadas à cabotagem e ao longo curso, e opera com bases de apoio no Rio de Janeiro, Espírito Santo e Santa Catarina.

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