Scania atinge marca de meio milhão de caminhões produzidos no Brasil

Scania atinge marca histórica de 500 mil caminhões produzidos é atingida com liderança da Scania nos pesados

Mauro Cassane

Scania, Divulgação

A Scania chegou em maio deste ano à marca de 500 mil caminhões fabricados no Brasil. Em um mercado que, no acumulado do ano, gira em torno de 80 mil unidades (considerando caminhões semipesados e pesados), é um número significativo para uma empresa que está produzindo aqui no Brasil há 67 anos.

Vale lembrar que os segmentos de pesados e semipesados no Brasil, antes de 2010, somados, emplacavam pouco mais de 50 mil unidades anuais. A Scania dominou com folga o segmento de pesados por décadas. Agora, já há mais de quatro anos, a Volvo assumiu a liderança.

A Volvo, inclusive, que montou fábrica no Brasil em 1980 (23 anos depois da Scania), já contabiliza 420 mil caminhões (pesados e semipesados produzidos por aqui). Não é honesto fazer conta de produção por ano ou qualquer comparação, considerando que o mercado nacional só começou mesmo a ficar robusto, e interessante em volumes de vendas de caminhões, a partir do início deste Século 21 (depois dos anos 2010).

No ano passado, a Scania ficou em quarto lugar entre as fabricantes de caminhões, comercializando 12.440 unidades com uma participação de 11,94% no mercado total de caminhões que contempla segmentos como semileves, leves e médios onde a Scania não tem produtos.

Atualmente no mercado nacional as concorrentes diretas da Scania, que só produzem caminhões pesados e semipesados, é a Volvo, que ficou em terceiro lugar no ranking geral de vendas de caminhões no ano passado, com 19.644 produtos e a DAF, que está na sexta posição com volume de 8.344.

Mercedes-Benz, Volkswagen Caminhões e Ônibus e Iveco também competem nos segmentos de pesados e semipesados mas no segmento de pesados, a liderança, com folga, é da Volvo com o FH 540 (7.200 unidades emplacadas no ano passado). Em segundo lugar vem o XF 530 da DAF com 4.136 unidades e em terceiro vem outro Volvo, o modelo FH 460, com 3.783 caminhões vendidos.

Os volumes atuais vêm favorecendo a Volvo e a DAF no segmento de pesados. Já segmento de semipesados, a briga fica entre o Mercedes-Benz Atego 1719, Volvo VM 290 e VW Constellation 24.280. Os caminhões semipesados da Scania ainda não conseguiram alcançar volume acima de mil unidades por ano.

Fabricantes como Mercedes-Benz e Volkswagen Caminhões e Ônibus, que lideram o mercado total de caminhões, e atuam com produtos em todos os segmentos, têm volumes bem mais expressivos. A Mercedes-Benz, a primeira a produzir caminhão no Brasil, que começou um ano antes da Scania, em 1956, atualmente contabiliza volume de mais de 1,7 milhão de caminhões produzidos no Brasil. Já a atual líder, Volkswagen, está perto de chegar em 1,2 milhão de veículos produzidos aqui (a fabricante começou a produzir no Brasil em 1981).

Mas a festa agora é da Scania. A fabricante chegou a um número de respeito. A fábrica de São Bernardo do Campo, SP, sede da Scania no Brasil, foi inaugurada em novembro de 1962. O caminhão número 20 mil foi alcançado em 1976 e foi o modelo L 111. Em 1983, a fabricante registrou as 50 mil unidades produzidas com o veículo T 142. Dez anos depois, já atingia a marca de 100 mil unidades celebrado pelo R 113 H 360. O caminhão 150 mil, em 2004, foi representado pelo R 420 4×2, de cor prata. Agora um Um Scania 460 R Super foi a unidade 500 mil produzida no País.

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