Aquisição pela Super Terminais resultará em mais eficiência e sustentabilidade para a operação
Redação TranspoData
Foto Super Terminal, Divulgação
A logística da cidade de Manaus está mais eficiente e sustentável desde esta quarta-feira (06/09) com a inauguração dos três primeiros guindastes elétricos do mundo para o setor portuário. Adquiridos na Alemanha pelo Super Terminais, os equipamentos permitirão redução de 5.200 litros anuais de óleo hidráulico, o que refletirá em economia de R$ 345 mil, aproximadamente.
Também foi entregue a expansão do píer flutuante do terminal portuário em 180 metros, o que permitirá a atracagem de quatro navios simultaneamente, dobrando a capacidade atual. A extensão passa a ser de 600 metros e a área aumenta para 14,4 mil metros quadrados. Cerca de 300 empregos diretos devem ser criados com a medida. Nos últimos três anos foram investidos 260 milhões na expansão da capacidade do terminal e compra de equipamentos de alta tecnologia, que reduzem o impacto ambiental da atividade portuária.
A expectativa é que os novos equipamentos permitam o aumento de 25% na produtividade da operação. “Mais do que melhorar a produtividade, esses equipamentos permitirão que as operações sejam ainda mais sustentáveis. Temos orgulho de sermos o primeiro porto verde reconhecido no Brasil. Agora, com esses guindastes elétricos, teremos ainda menos emissões de gases de efeito estufa na atmosfera. Consideramos o investimento em inovação a peça-chave para melhoria das práticas de ESG”, afirma Marcello Di Gregorio, diretor do Super Terminais.
Os guindastes elétricos chegaram a Manaus em setembro de 2022 e cada um deles pesa 600 toneladas, aproximadamente. Os equipamentos modelos ESP 10 têm capacidade de elevação de até 125 toneladas e velocidade de até 120 metros por minuto. O raio de alcance da lança chega a 64 metros, o que vai permitir atender navios maiores, como os da classe Super Post Panamax, com comprimento de 1.000 pés (305 metros).