Combustível é produzido por coprocessamento de diesel mineral com óleo vegetal
Redação TranspoData
Foto Divulgação Volvo
A Volvo é a primeira montadora do Brasil a utilizar o novo diesel renovável R5 da Petrobras em todas as atividades que demandam combustível dentro de seu complexo industrial de Curitiba (PR), onde produz caminhões e chassis de ônibus. O diesel R é produzido por coprocessamento de diesel mineral com óleo vegetal, que pode variar de 5% (R5) até 10% (R10). Com a medida, a fábrica de Volvo reduzirá em 400 toneladas suas emissões anuais de CO². “Este é mais um passo no compromisso que temos com a transição energética para a descarbonização nos transportes”, declara Alan Holzmann, diretor de estratégia de produto caminhões da marca.
Todo o consumo da fábrica de Curitiba passa a ser com este novo combustível, desde o primeiro abastecimento do tanque dos veículos que saem da linha de produção, passando por todo o trabalho nas pistas de testes, até outras tarefas e avaliações feitas em laboratório. O combustível utilizado na fábrica da Volvo é produzido pela Petrobras, na refinaria de Araucária (PR), e distribuído pela Ipiranga.
Em 2022, a Volvo utilizou aproximadamente 3 milhões de litros de diesel em suas operações internas. Cálculos mostram que a adoção do R5 trará significativa redução nas emissões industriais. “A cada 10m³ de diesel R5 consumidos há redução de uma tonelada de gases que provocam o efeito estufa”, destaca Guilherme Malucelli, diretor de projetos e inovação industrial da montadora.
Alternativa sustentável
O novo combustível é uma alternativa sustentável no ciclo diesel. “Estamos atendendo às demandas dos clientes e da sociedade por produtos de menor impacto ambiental. O coprocessamento de diesel mineral com matéria-prima de origem renovável tem se mostrado um caminho viável, que contribuirá para um mercado ambientalmente mais sustentável e para a transição energética”, afirma Claudio Schlosser, diretor de logística, comercialização e mercados da Petrobras.
Alan Holzmann cita como grande vantagem a possibilidade do novo combustível ser misturado ao diesel convencional em diferentes proporções sem a necessidade de adaptações nos motores. Também não é necessário alterar nada na cadeia logística de distribuição ou nos processos de armazenamento. “O diesel renovável R5 é uma excelente alternativa para redução de emissões da frota de caminhões já em circulação no país. Recomendamos seu uso a todos os transportadores”, afirma o diretor da Volvo.
O diesel com conteúdo renovável produzido pela Petrobras está disponível no mercado. Em 2023, a empresa ampliará em aproximadamente 150% sua capacidade de produção do diesel R5 na Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar), em Araucária. A utilização desta capacidade dependerá das condições de mercado.
O objetivo da Volvo é reduzir em 50% as emissões de CO² nos seus veículos até 2030 e em 100% até 2040. A contribuição para um transporte comercial sustentável também passa pelas operações industriais em todo o mundo, que gradativamente vêm diminuindo o nível de emissões, como está ocorrendo no Brasil. Na Europa, a marca já tem fábricas totalmente livres de CO², como em Skövde (Suécia) e Ghent (Bélgica).