ZF na Fenatran 2024 – Empresa mostra sistemas que oferecem a caminhões e carretas mais segurança e eficiência operacional
O que mais se pode observar na Fenatran deste ano, evento que acontece na São Paulo Expo, e vai até sexta-feira, dia 8 de novembro, são tecnologias desenvolvidas para tornar o transporte de carga mais seguro e eficiente. No estande da ZF, maior fornecedora e desenvolvedora de tecnologias para veículos comerciais do mundo, é possível ter uma boa ideia de como sistemas voltados à segurança e eletromobilidade, bem como automação, estão avançados e, o mais legal, disponíveis para o mercado brasileiro.
A empresa tem soluções não apenas para caminhões mas também para os implementos. “Nosso portfólio abrange tecnologias e soluções para diversas aplicações, desde as mais consolidadas no mercado até as reconhecidas como o estado da arte em soluções para chassis, sistemas digitais e de segurança, de gerenciamento de ar, driveline, entre tantos outros”, comenta Silvio Furtado, Vice-Presidente de Soluções para Veículos Comerciais e Tecnologia Industrial da ZF América do Sul.
Ele utiliza sensores e radares para identificar obstáculos e acionar a frenagem autônoma em situações de emergência, evitando acidentes. Além disso, inclui funcionalidades como LDW (Aviso de Saída de Pista) e ACC (Controle de Cruzeiro Adaptativo), melhorando a segurança nas estradas.
No quesito eletrificação, a ZF exibe em seu estande o AxTrax 2 Dual, o mais recente eixo elétrico desenvolvido para aplicações em caminhões e ônibus médios e pesados, além de veículos fora de estrada. Esse produto oferece uma solução completa para veículos elétricos, com potência máxima de até 450 kW e torque de saída máximo de 54.800 Nm. Equipado com motores síncronos de ímã permanente e tecnologia de transmissão de três marchas, o AxTrax 2 Dual se destaca pela alta eficiência energética, proporcionando maior densidade de potência e otimização do desempenho.
Além disso, ele conta com inversores de carboneto de silício (SiC), que são mais compactos e leves, e atuadores elétricos (Powershift) que permitem trocas de marchas precisas e sem interrupção de torque. A arquitetura “all-in-one” elimina cabos de alta tensão entre motor e inversor, tornando o sistema mais simples e seguro. Possui capacidade de atender a um peso bruto total de até 44 toneladas.
O AxTrax 2 Dual pode funcionar com seu sistema de frenagem mBSP XBS, que alavanca as capacidades do e-drive, operando como um atuador no controle da aceleração e da frenagem. Dessa forma, a solução maximiza a recuperação de energia para recarregar as baterias de bordo durante a condução. Além disso, ele oferece melhores capacidades de arranque.
O CeTrax Lite é outro destaque da ZF na Fenatran 2024 quando se trata de soluções de driveline elétrico, desenvolvido para veículos leves como caminhões, vans e microônibus. Este acionamento também possui o conceito all-in-one, que elimina cabos de alta tensão entre motor e inversor, simplificando a integração e aumentando a confiabilidade.
Com uma potência máxima de 150 kW e torque de saída de até 1.400 Nm, o CeTrax Lite oferece força e eficiência para aplicações leves, suportando um peso bruto total de até 7,5 toneladas. Seu motor assíncrono lubrificado por óleo e transmissão de uma marcha garantem um desempenho estável e eficiente em uma variedade de condições operacionais. Foi projetado para fácil integração com eixos e chassis convencionais, tornando-se uma opção à transição para a eletrificação de uma forma mais simples para fabricantes de veículos. Além disso, o CeTrax Lite é totalmente compatível com sistemas ADAS (Sistemas Avançados de Assistência ao Motorista).
Há também soluções para implementos. O iEBS é um sistema que evita acidentes, traz controle de estabilidade, evita o travamento das rodas, permite maior integração entre cavalo e carreta e amplia eficiência operacional e pode indicar a carga. Com todas essas soluções, o iEBS simplifica a manutenção e reduz custos operacionais.
A novidade incorpora inúmeras funções em um módulo inteligente levando o sistema a ter menor número de válvulas, tubulações e conexões na montagem, o que simplifica o sistema e reduz os custos com manutenção. A solução atua com a mesma eficiência, tanto em implementos com freio a tambor como a disco, bem como em suspensão com feixes de molas ou pneumáticas. Essa tecnologia possibilita o controle eletrônico da frenagem, monitoramento da pressão dos pneus, altura da suspensão, telemetria, entre outras funções opcionais, além de estar preparado para as tecnologias ADAS de assistência ao motorista.
A plataforma de telemetria da ZF para carretas, SCALAR, será demonstrada em uma sala de torre de controle, especialmente preparada para o evento. Trata-se de uma tecnologia que pode ser utilizada por todas as marcas e modelos de implemento, a ZF também oferece soluções que podem se estender a ônibus e carros de passageiros. Ela oferece um conjunto diversificado de recursos projetados para aprimorar as operações de frotas comerciais e é capaz de atender uma variedade de requisitos dos clientes, como eventos e alertas do implemento, localização, cerca eletrônica, status da saúde do implemento, dados exclusivos do T-EBS, TPMS (controle de monitoramento dos pneus), monitoramento de carga e diagnóstico de manutenção.
A transmissão automatizada TraXon, que já equipa novos modelos de veículos pesados e ônibus rodoviários Euro 6 no Brasil, é outro destaque da ZF na Fenatran. Ela pode ser integrada a um dos mais avançados retardadores de velocidade do mundo fabricado pela ZF, o Intarder 3, capaz reduzir em até 90% a utilização dos freios, garantindo, assim, economia de combustível, maior segurança e significativa redução de custos com manutenção.
O Intarder 3 é considerado o retardador mais leve do mercado, e alia robustez e potência, gerando força de até 600KW para atuar como redutor de velocidade até a completa parada do veículo. A TraXon também pode contar com a função Ecoroll, que mantém a transmissão em neutro com condições de rodagem em marcha lenta e a funcionalidade PreVision, que controla condições de rodagem em marcha lenta, ambas que trazem variados benefícios para os transportadores.
A PowerLine, transmissão automática de 8 velocidades baseada na renomada 8HP utilizada em automóveis, é ideal para caminhões médios e semipesados, picapes e ônibus, trazendo o mesmo nível de conforto nas trocas de marcha para veículos comerciais. “A transmissão foi desenvolvida para atender o ‘anda e para’ das cidades, onde as marchas podem ser alteradas 30 vezes por quilômetro”, explica o executivo. Os custos operacionais podem ser reduzidos também pelos maiores intervalos de troca do óleo, condução que evita desgastes e principalmente pelo potencial de reduzir consumo de combustível.
A transmissão automatizada 9AS EcoTronic também estará em exposição na Fenatran 2024. Um dos diferenciais de desempenho essencial para o conforto da 9AS EcoTronic e que possibilita diferentes modos de condução – de Eco até Power – é a sua arquitetura de software, que se baseia na mesma plataforma da TraXon. Enquanto a TraXon trabalha com 12 velocidades e foi concebida para equipar caminhões pesados e extrapesados, a 9AS EcoTronic possui nove velocidades e tornou-se ideal para caminhões médios e semipesados.
No estande da ZF também é possível conhecer a nova geração de discos de embreagem TD200 projetados para equipar ônibus e caminhões médios é um dos exemplos. Os discos oferecem melhor desempenho em aplicações severas e possuem diâmetros de 330mm até 395 mm.
De acordo com comunicado da empresa, entre os benefícios destacados estão o conforto nas partidas e trocas de marcha, “além de um alto desempenho na atenuação de ruídos de transmissão”, que são causados pelas vibrações torcionais dos motores. Este atributo, adicionalmente ao conforto acústico, contribui significativamente para a durabilidade dos componentes da transmissão. Além disso, a baixa inércia dos amortecedores proporciona trocas de marcha mais ágeis, beneficiando os anéis sincronizadores da transmissão.
No pacote de componentes de chassis a ZF terá barras de direção e ligação, com o V-Link como um dos destaques, além do amortecedor de cabine CALM e o Clutch compressor, também chamado C-COMP™.
O V-Link é uma solução em barras de reação que oferece robustez aprimorada na conexão entre o chassi e o eixo dos veículos. Essas barras são projetadas para reduzir ruídos, suportar maiores cargas e melhorar a dirigibilidade e estabilidade dos veículos, especialmente em caminhões e veículos pesados com suspensões metálicas ou pneumáticas. Disponíveis em versões standard ou com slide bearing, ou seja, permite o movimento entre duas superfícies sem o uso de rolamentos de esferas ou rolos. As V-Links otimizam a eficiência dos veículos ao eliminar a necessidade de lubrificação dos terminais durante o ciclo de vida, contribuindo para a redução de peso e melhor desempenho geral.
O CALM (Cabin Air Levelling Module) da ZF também estará em exposição. Trata-se de suspensão a ar que integra o controle de amortecimento e o nivelamento de altura. Ele oferece maior durabilidade ao reduzir a exposição a sujeira e danos. Seu desenvolvimento com menor número de componentes, simplifica a instalação e elimina a necessidade de ajustes durante a montagem. Projetado para cabines com altos requisitos de conforto, o CALM melhora a estabilidade e o conforto para o motorista, sendo ideal para veículos comerciais como caminhões e tratores.
A ZF apresenta também na feira o C-COMP™, uma tecnologia que se destaca por ser eficiente e sustentável, projetada para aplicação em compressores de ar de veículos comerciais, especialmente para longas distâncias.
O sistema utiliza uma embreagem de múltiplos discos para separar o motor do compressor quando não há necessidade de carga, resultando em uma economia significativa de combustível. Projetado com um sistema à prova de falhas para garantir a operação mesmo em casos de rompimento da linha de pressão, o C-COMP™ também possui um design compacto.
Essa tecnologia oferece grande valor ao cliente, principalmente para frotas de longa distância, com uma economia de combustível comprovada de 0,5%. Globalmente, a ZF já tem mais de 220 mil unidades em operação, o que demonstra a confiabilidade do produto em diversas aplicações ao redor do mundo, incluindo Europa, América do Norte, América do Sul e Ásia.
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