ZF apresente tecnolgias de automação, eletrificação e segurança no IAA 2024

Empresa destaca inovações e avançadas tecnologias para veículos comerciais tanto caminhões como implementos
Mauro Cassane 
ZF, Divulgação
O foco da ZF no IAA 2024 está nas soluções mais recentes para eletrificação, automação e segurança de veículos comerciais. Entre os destaques estão a plataforma de mobilidade elétrica, o conceito de reboque elétrico TrailTrax, o software de chassi cubiX, e a versão mais avançada do sistema de assistência à frenagem de emergência OnGuardMAX.
Também no IAA a empresa anunciou que está recebendo vários novos pedidos de clientes, totalizando bilhões de euros, enfatizando ainda mais sua posição de liderança internacional no setor de veículos comerciais.

Peter Laier, Membro do Board Mundial da ZF, responsável por Soluções para Veículos Comerciais e Tecnologia Industrial explica: “A ZF está consolidando cada vez mais sua posição de liderança na indústria de veículos comerciais. Nossos investimentos contínuos no desenvolvimento de produtos, com forte foco em inovação, estão gerando resultados. Com nosso extenso portfólio e as sinergias que aproveitamos dentro e entre nossas várias divisões, estamos estabelecendo novos padrões no setor. O grande interesse de nossos clientes, o alto volume de pedidos recentes e nossas colaborações estratégicas com importantes parceiros são evidências claras desse progresso”.

A ZF garantiu vários novos pedidos de clientes para suas soluções mais recentes nas áreas de tecnologia de chassis, segurança e eletrificação. A empresa prevê que a produção de sistemas de acionamento elétrico para veículos comerciais deve dobrar nos próximos 12 meses. Com pedidos já confirmados no valor de cinco bilhões de euros, a ZF reforça sua sólida posição de mercado – especialmente na Europa, onde se consolida como líder em tecnologias de transmissão eletrificada para veículos comerciais.

Der Safety Innovation Truck von ZF vereint die neuesten Sicherheitstechnologien des Konzerns – unter anderem das autonome Notbrems-Assistenzsystem OnGuardMAX.
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ZF’s Safety Innovation Truck combines the Group’s comprehensive latest safety technologies – among others the autonomous emergency braking system OnGuardMAX.

De acordo com comunicado, a empresa prevê maior crescimento dos sistemas de e-drive, especialmente nos mercados da Ásia-Pacífico e América do Norte. Um exemplo é a crescente demanda pela solução de tomada de força elétrica eWorX, cuja procura deve dobrar nos próximos anos. Além disso, a ZF já percebe um interesse inicial dos clientes pelo software de chassi cubiX, recentemente lançado. Uma versão especialmente desenvolvida para veículos comerciais está disponível desde junho deste ano.

Isso se aplica, de maneira semelhante, ao novo assistente de frenagem de emergência OnGuardMAX. No geral, a ZF espera um crescimento de 20% nos Sistemas Avançados de Assistência ao Motorista (ADAS) até 2030.

Com as expansões de portfólio, em função das aquisições da TRW e WABCO, a ZF está em uma posição única para gerar sinergias entre suas divisões. Essas sinergias combinadas com uma flexibilidade na produção dão à empresa alemã vantagens competitivas decisivas na indústria de veículos comerciais.

Destaques da ZF no IAA

A empresa vai mostrar a nova plataforma modular de mobilidade elétrica. Esta plataforma consiste em diferentes motores elétricos, inversores correspondentes, uma transmissão de três velocidades, bem como seus componentes elétricos associados. Este pacote modular abrangente oferece às montadoras a flexibilidade de configurar o sistema e-drive de acordo com seus requisitos específicos. Desde veículos de entrega de última milha até caminhões de 44 toneladas, o kit atende a uma vasta gama de exigências, permitindo uma adaptação flexível a diferentes categorias de veículos e apoiando a rápida descarbonização da indústria de veículos comerciais.

Outro destaque é o conceito TrailTrax para a eletrificação de semirreboques. Este sistema integra o eixo de acionamento elétrico AxTrax 2 da ZF e um sistema de bateria modular com o EBS do reboque. Juntos, esses componentes ajudam a reduzir o CO2 emissões em até 16%. O sistema transforma um caminhão pesado a diesel em um veículo híbrido, o que não apenas reduz o consumo de combustível, mas também reduz significativamente as emissões de CO2.  Além disso, o sistema pode ser operado como um híbrido plug-in, o que maximiza ainda mais a economia.

A ZF também exibe a nova transmissão híbrida TraXon 2. Esta transmissão permite funções de condução puramente elétricas para veículos comerciais totalmente híbridos e híbridos plug-in. A tecnologia híbrida da ZF foi originalmente desenvolvida para carros de passeio e posteriormente adaptada aos requisitos específicos dos veículos comerciais. Com ele, a ZF oferece uma solução que atende aos requisitos da mobilidade moderna e sustentável.

TrailTrax: Das System von ZF integriert die elektrische Antriebsachse AxTrax 2 zusammen mit dem Anhänger-EBS und einer Batterie. Auf diese Weise wird ein verbrennungsmotorisch angetriebener Lkw zu einem Hybridfahrzeug, bzw. erhöht die Reichweite eines reinen E-Trucks.
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TrailTrax: ZF‘s system integrates the AxTrax 2 electric drive axle with the trailer EBS and a battery. In this way, a truck powered by an internal combustion engine becomes a hybrid vehicle or the range of a purely electric truck is increased.

Outro exemplo do uso bem-sucedido de sinergias dentro do Grupo é a solução de software cubiX para diferentes classificações de veículos. Este software avançado de controle de movimento otimiza o comportamento de condução de veículos comerciais em termos de estabilidade, segurança e desempenho. O cubiX contribui para a padronização e simplificação dos processos de desenvolvimento e permite que as montadoras aproveitem as oportunidades de diferenciação de suas funções de chassi. Depois de ser apresentada em junho deste ano, a ZF já recebeu interesse inicial no cubiX de montadoras de veículos comerciais.

A ZF também apresenta um novo Assistente de Mudança de faixa para caminhões. Este sistema usa tecnologia de radar e câmera para tornar as mudanças de faixa mais seguras. Ele monitora continuamente a situação do tráfego e apoia ativamente o motorista ao mudar de faixa. Isso é especialmente importante para caminhões com reboques, uma vez que essas manobras apresentam alto risco de acidentes. De acordo com uma pesquisa realizada na Alemanha, o Lane Change Assistant – Assistente de Mudança de Faixa da ZF pode potencialmente evitar até 12% dos acidentes representando uma contribuição significativa para a segurança no nas rodovias.

Outro destaque na IAA 2024 é a nova versão do sistema de assistência à frenagem de emergência OnGuardMAX para o mercado europeu. Este sistema detecta e reage de forma independente aos obstáculos no tráfego rodoviário. Ele será usado pela primeira vez em caminhões de produção em série pelas montadoras, em combinação com a nova plataforma de frenagem mBSP XBS. O OnGuardMAX supera, em muitos aspectos, as diretrizes atuais do GSR – General Safety Regulation – Regulamento Geral de Segurança, europeu Ele é capaz de identificar objetos em movimento e estacionários, acionando manobras de frenagem apropriadas. Com isso, a ZF estabelece um novo padrão em segurança ativa para veículos comerciais, contribuindo significativamente para a prevenção de acidentes.

 

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