Novo produto, que será lançado oficialmente em novembro, atende demanda de transportadores
Redação TranspoData
Foto Divulgação
A XBRI Pneus irá expandir seu portfólio com o lançamento de bandas para recapagem de pneus de cargas e passageiros. A novidade, que atende à crescente demanda por inovação no segmento de pneumáticos, será lançada na Fenatran, confirmada para o período de 4 a 8 de novembro, no São Paulo Expo.
Para Samer Nasser, diretor de relações institucionais da XBRI Pneus, a recapagem é uma solução estratégica para os transportadores brasileiros. “Acreditamos que nossas bandas irão atender à crescente demanda por opções econômicas e eficientes”, projeta. O novo produto é resultado de parceria estratégica com a Moreflex, fabricante de produtos para recapagem com mais de 30 anos de presença no mercado. A produção das bandas ocorrerá na cidade de Portão (RS).
Os pneus representam o segundo maior custo operacional dos transportadores brasileiros, perdendo apenas para o diesel. Nesse sentido, fazer frente ao seu constante desgaste é um desafio enfrentado pelo setor. Com a nova linha, que inclui os modelos Curve Plus F1 e Forza Plus F1, a XBRI Pneus oferece uma alternativa que combina performance e redução de custos.
Nasser explica que, geralmente, os motoristas e donos de caminhões e ônibus compram pneus focando na qualidade da carcaça, para que possam recapar no futuro, dando preferência pela banda de recapagem da mesma marca. “A XBRI, além de oferecer pneus, também irá disponibilizar a banda de recapagem, proporcionando uma solução completa que maximiza a durabilidade e o desempenho, reduzindo custos operacionais e garantindo mais segurança nas estradas”, reforça.
Em julho deste ano, a XBRI Pneus lançou sua marca própria de lubrificantes, abrangendo linha completa para todos os tipos de veículos. O desempenho dos óleos atende às diretrizes estabelecidas pelo mercado nacional e internacional. Também anunciou planos de abrir sua primeira fábrica de pneus no Brasil.
Economia e inovação
Especialistas destacam que a recapagem de pneus é uma solução viável e econômica, capaz de oferecer a mesma quilometragem de um novo a apenas um terço do custo. Essa prática promove a sustentabilidade, ao utilizar 20% do material necessário para fabricar um pneu novo, e contribui para a redução do desperdício no setor. “Os transportadores optam por pneus robustos, projetados para enfrentar as condições adversas das estradas brasileiras e que suportem múltiplas recapagens. Isso lhes permite reduzir efetivamente o custo por quilômetro rodado”, explica Anésio Robert, diretor de marketing da Moreflex. Ele ressalta que a manutenção adequada dos pneus, incluindo a verificação frequente da pressão, alinhamento e emparelhamento, é fundamental para garantir que um pneu usado esteja em boas condições para a reforma.