ECOURBIS

VWCO e EcoUrbis testam caminhão movido a biometano

Veículo será usado na coleta de resíduos urbanos da cidade de São Paulo

Redação TranspoData

Foto Volkswagen, Divulgação

Apresentado pela primeira vez na Fenatran 2024 pela Volkswagen Caminhões e Ônibus, o Constellation Biometano passa a integrar a operação da EcoUrbis na cidade de São Paulo. Líder de vendas no setor de coleta de resíduos sólidos, a montadora desenvolveu o modelo especialmente para a aplicação. De acordo com a montadora, o veículo vocacional tem a maior capacidade de armazenamento em seu segmento, motorização mais potente e potencial para redução de 90% das emissões de CO2e.

Desenhado a partir da parceria entre as empresas, o projeto é uma proposta voltada para o setor de coleta de resíduos sólidos e agrega a possibilidade de uso do combustível renovável à economia circular, temas fundamentais na pauta ESG. A utilização do biocombustível impacta de forma positiva nas emissões de gases do efeito estufa, reduzindo em mais de 90% as emissões de CO2e no ciclo poço à roda. Em uma operação típica em que o veículo percorre de 50 mil a 70 mil quilômetros ao ano, este valor equivale à redução de 150 toneladas de CO2e emitidas neste período. Ainda deixam de ser emitidos, anualmente, poluentes referentes às emissões de 35 mil litros de óleo diesel.

Rodrigo Chaves, vice-presidente de engenharia da montadora, explica que o projeto é resultado de uma análise criteriosa do mercado e das necessidades da EcoUrbis por uma solução que alia alto desempenho à responsabilidade ambiental. “A proximidade com a operação nos proporciona uma visão diferenciada, pois vivenciamos de perto os desafios enfrentados no dia a dia. Combinando nossa expertise em soluções sob medida à experiência no desenvolvimento de veículos vocacionais, nos unimos ao cliente para criar um produto que responda à crescente demanda por operações sustentáveis no setor e contribua diretamente para a dinâmica da gestão de resíduos”, destaca.

Para adaptar-se à operação com a nova alternativa de combustível, o Constellation Biometano é equipado com tanques de aço carbono que somam 240 metros cúbicos (960 litros) de capacidade de armazenamento, a maior do seu segmento, e garantem autonomia de até 300 quilômetros, permitindo a circulação na Grande São Paulo sem necessidade de reabastecimento frequente. “Há anos criamos soluções sob medida para a coleta de resíduos e lideramos esse segmento, mas é essencial estarmos alinhados às novas exigências do mercado e prontos para entregar o que o frotista realmente precisa”, complementa Ricardo Alouche, vice-presidente de vendas, marketing e pós-vendas da VWCO.

Experiência do condutor

O Constellation Biometano conta com transmissão totalmente automática e motor ciclo Otto com performance similar à versão diesel. Combinadas, as configurações oferecem ao condutor maior capacidade de arranque, aceleração mais rápida, melhor tração e direção mais confortável e controlada. A robustez também se aplica ao chassi reforçado, que é preparado para operar sem redução da capacidade de carga.

O motor traz também redução significativa nos níveis de ruído. Os materiais isolantes e sistema de exaustão eficientes contribuem para um ambiente de trabalho mais silencioso para os coletores e para o menor impacto sonoro nas cidades. Graças à arquitetura simples e robusta, com sistema de pós-tratamento dos gases de escape com catalisador de três vias, este modelo de motor oferece baixa manutenção e alta durabilidade.

Compartilhe este post:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *