Espaço localizado em Vinhedos é o maior da América Latina
Redação TranspoData
Foto VWCO, Divulgação
A Volkswagen Caminhões e Ônibus comemora os 20 anos de seu PAC (Parts and Accessories Center – Centro de Peças e Acessórios), localizado em Vinhedo (SP). Maior centro de peças automotivas da América Latina, é responsável pelo armazenamento e distribuição de peças e acessórios da Volkswagen Caminhões e Ônibus, Volkswagen do Brasil e Audi, marcas que integram o Grupo Volkswagen.
Com uma área de 132 mil metros quadrados, sendo 33 mil dedicados exclusivamente à Volkswagen Caminhões e Ônibus, o PAC opera mais de um milhão de linhas de pedidos, com estoque de 33 mil itens diferentes. No total são cerca de 730 colaboradores e prestadores de serviços trabalhando para que as 147 concessionárias VWCO e os 30 importadores ao redor do mundo sejam atendidos. “É uma operação fundamental para garantir a agilidade e eficiência no fornecimento de peças para os clientes em todo território nacional e para importadores de mais de 30 países. É uma peça-chave na estratégia de oferecer soluções completas e personalizadas, sempre buscando contribuir para a máxima produtividade e disponibilidade dos veículos em operação”, comenta Roberto Cortes, CEO e presidente da Volkswagen Caminhões e Ônibus.
Ciro Possobom, CEO da Volkswagen do Brasil, ressalta que a estrutura receberá parte dos investimentos de R$ 16 bilhões anunciados pelo grupo para o país até 2028, com foco em impulsionar avanços ainda maiores nos processos. “O PAC de Vinhedo é fundamental para os resultados da Volkswagen, tanto do ponto de vista financeiro, com faturamento superior a R$ 2 bilhões por ano em peças e acessórios, quanto de satisfação dos clientes, oferecendo excelência no pós-vendas aos modelos da marca”, afirma.
O Centro de Peças e Acessórios do Grupo Volkswagen também está alinhado com a estratégia de sustentabilidade, operando com energia elétrica 100% renovável, desde 2020, e com Certificado Internacional de Energia Renovável (I-REC). O PAC de Vinhedo tem o máximo reuso de caixas no fluxo produtivo, reduzindo o consumo de papelão e madeira.