Créditos Imagem, Volvo
A Volvo está animada suas vendas de caminhões e ônibus no Brasil e espera, mesmo com PIB baixo para este ano, crescimento no mercado de caminhões. Ano passado a marca foi líder isolada na venda de pesados no País, com 17.980 veículos unidades emplacadas. Seu modelo extrapesado, Volvo FH 540, foi o caminhão mais vendido do Brasil, com 8.935 unidades emplacadas, número superior até mesmo ao de caminhões leves.
As vendas da linha Volvo VM, veículos pesados e semipesados, cresceu 81% em emplacamentos em comparação com 2020, com 6.393 veículos comercializados. Na soma total, a Volvo emplacou 21.823 caminhões no Brasil ano passado, um crescimento de 45,7% sobre o ano anterior.
“O excepcional resultado de 2021 alimenta nossa confiança e compromisso para o futuro. Por isso estamos renovando nosso ciclo de investimentos na América Latina com mais R$ 1,5 bilhão (ciclo 2022/2025). Será um período de grandes transformações na indústria de transportes e a Volvo continuará trazendo muitas inovações em produtos e serviços, em todos os segmentos em que atuamos”, comenta Wilson Lirmann, presidente da Volvo na América Latina.
Para Lirmann, o Brasil é o segundo maior mercado de caminhões da marca no mundo, “mesmo numa época de limitações por conta da pandemia e das restrições da cadeia de suprimentos”.
Nos demais mercados do continente também houve forte recuperação em 2021, com destaque para o Peru, com 1.628 caminhões entregues (crescimento de 62% sobre o ano anterior) e Chile, com 1.355 entregas (crescimento de 42%). Ao todo, foram 25.808 caminhões entregues na América Latina em 2021, um número 43% superior ao período anterior.
“Para 2022, também vemos boas perspectivas. No entanto, os desafios da cadeia de produção, tanto em capacidade quanto em aumento de custos, vão exigir atenção ano longo do ano todo”, afirma Lirmann.
Ônibus
A Volvo Buses também teve bons resultados, principalmente no mercado externo. A divisão de ônibus entregou 1.080 chassis urbanos e rodoviários, pesados e semipesados. Deste total, 368 veículos foram emplacados no Brasil. Os 712 ônibus restantes foram para toda a região hispânica da América Latina e vários países da África. Em 2021, 66% dos negócios de ônibus foram para fora do Brasil.
Outro destaque de 2021 foi o ingresso da Volvo na aliança “Zero Emission Bus Rapid-Deployment Accelerator” (aceleração para uso de ônibus zero emissões), uma iniciativa entre várias instituições para impulsionar a implantação de ônibus cada vez mais limpos na América Latina.
Como primeiro passo, em janeiro de 2022 a marca deu início hoje a testes com um chassi 100% elétrico em Santiago, no Chile. Ainda neste primeiro semestre, há programação de testes com o mesmo veículo em Bogotá, Colômbia. E a empresa espera, ainda para este ano, testes do veículo no Brasil.