Modelo tem na versatilidade a sua principal característica

Redação TranspoData

Foto Volvo, Divulgação

Com versões para aplicação urbana, rodoviária e fretamento, os veículos trazem como principal novidade o motor D8K Euro 6, mais potente e econômico do que o da geração anterior. É o mesmo que passou a equipar recentemente os caminhões Volvo VM. Nas opções para uso rodoviário e fretamento o modelo traz ainda transmissão I-Shift de sétima geração.

A chegada do B320R reforça o portfólio de ônibus de motor traseiro da marca. “É um chassi altamente versátil”, assegura Paulo Arabian, diretor comercial de ônibus da Volvo. Disponível na configuração de eixos 4×2, o modelo pode receber carrocerias de até 13,2 metros de comprimento e 3,65 metros de altura.

O Volvo B320R é equipado com o motor D8K Euro 6 e traz novidades em relação ao seu antecessor. “As emissões foram reduzidas, mas a potência de 320cv e o torque de 1200 Nm estão ainda maiores”, afirma Gilcarlo Prosdocimo, gerente de engenharia de vendas.

No novo motor o alto torque surge já em baixa rotação. Com isso, segundo a montadora, o veículo ficou extremamente silencioso e suave para os passageiros e para a condução do motorista. O propulsor Euro 6 de oito litros é ainda mais econômico do que a versão anterior, que já era referência nesse quesito. O período de troca de óleo poderá chegar a 100.000km, dependendo da aplicação.

Nas versões fretamento e rodoviária a caixa de câmbio é a Volvo I-Shift de 7ª geração, que equipa todos os veículos rodoviários da marca. Para aplicação urbana o transportador pode escolher entre duas opções de transmissão automática, das marcas ZF ou Voith.

Segurança

 Em linha com a visão “Zero Acidentes”, ideal de futuro da marca com seus veículos, o novo chassi incorpora freios eletrônicos EBS de 5ª geração, freios a disco em todas as rodas e, na versão rodoviária, o controle eletrônico de estabilidade é de série. Outro destaque desta versão é o freio motor VEB300 com 300cv de potência, já presente nos caminhões Volvo VM. Com o freio auxiliar retarder (item opcional) a potência de frenagem pode alcançar 900cv.

Embora tenha motor e transmissão novos, a manutenção do chassi B320R é bastante funcional. “Vários dos outros componentes já integram nossos chassis há muitos anos. Isso garante disponibilidade de peças e ampla experiência em serviços nas concessionárias. Como os demais chassis da marca, o B320R é robusto e eventuais manutenções podem ser executadas com rapidez. É um ônibus de alta produtividade e rentabilidade para o operador”, assegura Arabian.

Modelo global

 O chassi B320R é um modelo global e já era fornecido pela Volvo para mercados de exportação como Chile e Colômbia. “Neste ano, com a entrada em vigor da norma de emissões Euro 6, vimos uma excelente oportunidade de introduzi-lo também no Brasil”, explica Paulo Arabian.

Segundo ele, o mercado de ônibus segue em plena recuperação pós-pandemia. No acumulado do ano, as entregas da marca cresceram 68,5%. “Um ambiente econômico melhor, com elevação no nível de crédito, sinalização de queda da taxa de juros e redução do desemprego, favorece a demanda no deslocamento de pessoas por ônibus”, assinala.

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