A Volvo começa a testar caminhões com células de combustível alimentadas por hidrogênio. Tecnologia permite gerar eletricidade a bordo e veículos podem alcançar até 1.000 km, emitindo apenas vapor de água.

Para descarbonizar o transporte, a Volvo Trucks já oferece na Europa e Estados Unidos caminhões elétricos a bateria. E até o fim desta década mais uma opção neutra em CO2 estará disponível: caminhões elétricos a célula de combustível movidos a hidrogênio.

“Estamos desenvolvendo essa tecnologia há anos e é ótimo ver os primeiros veículos chegando com sucesso à pista de testes. A combinação de caminhões elétricos a bateria e caminhões elétricos a célula de combustível permitirá que nossos clientes eliminem completamente as emissões de CO2 de seus caminhões, independentemente do tipo de operação de transporte,” diz Roger Alm, presidente da Volvo Trucks.

Eletricidade gerada a bordo

Células de combustível geram sua própria eletricidade a bordo a partir do hidrogênio, ao invés de carregarem de fontes externas.

Células de combustível Cellcentric

As células de combustível serão fornecidas pela Cellcentric – joint venture entre o Grupo Volvo e a Daimler Truck AG. A Cellcentric construirá uma das maiores instalações da Europa para produção em série de células de combustível, especialmente desenvolvidas para veículos pesados.

Hidrogênio verde

A tecnologia de células de combustível ainda está em fase inicial de desenvolvimento e há muitos benefícios, mas com desafios à frente. Um deles é o fornecimento de hidrogênio verde* em larga escala. Outro é a infraestrutura de reabastecimento de veículos pesados, que ainda precisa ser desenvolvida.

*O hidrogênio verde é produzido usando fontes de energia renováveis, como eólica, hidrelétrica e solar.

Volvo vai investir R$ 881 milhões em Curitiba, em modernização da fábrica e novos produtos

O governador Carlos Massa Ratinho Junior e o diretor de Assuntos Corporativos da Volvo, Alexandre Parker, anunciaram no dia 30 de Junho , no Palácio Iguaçu, um investimento de R$ 881 milhões da empresa na planta em Curitiba, na Cidade Industrial.

Segundo o Grupo Volvo América Latina, esses recursos serão voltados principalmente para pesquisa e desenvolvimento de novos produtos e serviços, além da modernização da planta, de olho em automação e indústria 4.0.

“É com muita alegria que recebemos esse novo investimento. A Volvo é um patrimônio do Paraná. É um anúncio de quase R$ 900 milhões para as linhas de caminhões e ônibus. É mais geração de emprego e renda”, disse o governador.

Ele lembrou que a Volvo tem 4,3 mil funcionários na Capital e que é uma das grandes geradoras de emprego e renda da indústria paranaense desde 1979. Esse investimento conta com apoio do programa de incentivo do Governo do Estado.

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